Mais um dia e já está! Estamos todos cansados, não é?
Mais um dia e já está!
Estamos todos cansados, não é?
Pois, mas não se preocupem… o dia 1 de Maio está aí e não podemos sair de casa… a não ser que seja para as manifestações e comícios do 1º de Maio… Então, está resolvido… vou fazer uma manifestação cá em casa com os meus amigos todos!
Tragam os cartazes…
Ontem, escrevi sobre um tema que considero muito importante. A programação da nossa mente para o sucesso! Passaram a vida a programar-nos para o insucesso… por isso ser tão importante conseguirmos programar a nossa mente para o sucesso.
A melhor forma de programar as pessoas para o insucesso, é dizer-lhes que são burras e vão tirar negativa se não conseguirem decorar uma fórmula matemática com 12 letras e 30 números que não serve para nada nem para ninguém! És burro! Não sabes escrever os acentos corretos nos “Às”? Burro!
“Sou burro! Tão burro que não valho a pena… os professores desistem de mim… eu desisto de mim… O meu primo é melhor que eu… o meu irmão é melhor que eu… e só tem 6 anos… Credo… Sou burro!”
“Passo de ano… porque os professores são porreiros e dão-me um dezoito! Todos são melhores e nada mais me resta senão tentar enganar alguns, para que pensem que sou inteligente ou que sei alguma coisa!”
Caramba… tudo começa por nos pedirem para decorar equações matemáticas que não lembram ao diabo…
Todos somos diferentes… todos conseguimos apreender tudo… o que precisamos é do professor certo!
Sabem qual é o povo mais inteligente do mundo? Os chineses, claro! Uma vez fui a uma loja de chineses e acreditem ou não, vi 4 miúdos que não teriam mais do que 5 anos a falar um chinês correto! E eu sei que na china todos os miúdos começam bem cedo a falar chinês… aos 8 anos já escrevem fluentemente chinês com aqueles pauzinhos todos.
Acham que estou a brincar? O meu filho é muito inteligente… e na escola andou a aprender chinês e durante 3 anos só sabia dizer umas 30 palavras. E escreve muito pouco… Descobri… que não são os miúdos Chineses que são inteligentes… os professores é que são bons! Na China quem ensina os miúdos a falar chinês são… os pais!
Veem? Quando os professores são bons… todos… todos os alunos apreendem qualquer coisa!
Lembram-se da Quarentena onde falei das minhas aulas de informática? Na primeira aula dizia… se não apreenderem a culpa é minha!… porque não consegui falar na vossa língua!
Eu, infelizmente, tenho uma memória péssima… se fizéssemos um campeonato de falta de memória eu ganharia a qualquer um… é verdade! Quem convive comigo sabe disso. Do género… esqueço-me dos nomes das pessoas que não convivo diariamente. Esqueço-me de conversas de há 3 horas… Se conhecer hoje uma pessoa… posso passar 3 horas a olhar para ela, mas, se amanhã a vir na rua não a reconheço.
No entanto, quando estou com uma pessoa mais do que 3 vezes… depois já não me esqueço do rosto nem do nome… desde que não passe muito tempo… (Não se preocupem… o quadro é mau, mas não é negro).
Os meus amigos quando me dizem: “Vou te dizer uma coisa, mas não contes a ninguém” … Hihi… Podes crer… Esqueço-me num instante!
Estão a ver o meu problema, não?
Na escola sempre tive muita dificuldade em estudar… estudar para mim foi um sacrifício doloroso… cada vez que tinha que pegar num livro para estudar para um teste entrava numa espiral de angústia que só parava quando dizia para mim: “Já Chega!”
Obrigar-me a decorar é muito doloroso… ainda hoje!
Por causa desta dificuldade, sempre fui, no secundário um aluno médio… médio baixo… no entanto era dos melhores às disciplinas que adorava… como história e informática.
A certa altura achei que tinha menos capacidades que os outros… “pronto, nem todos temos que seguir uma vida de estudo” pensava eu… os meus amigos seguiram para a universidade aos 17 anos e eu não… estudar era muito mau para mim… e não iria conseguir. No final do 12º Ano, decidi que iria iniciar a minha vida profissional e que não iria estudar mais. Lembro-me de um dia um amigo dizer-me:
– “Não vais para a Faculdade? É pá… eu vou ser engenheiro.”
Sabem o que lhe respondi?
– “Fazes bem. Estuda muito… que quando saíres eu arranjo-te um emprego na minha empresa.”
Hihi … anos mais tarde só não o contratei porque o raio do rapaz era muito bom e as grandes multinacionais andavam atrás dele.
Isto para dizer que eu por causa da minha falta de capacidade em decorar… sentia que não era bom! A minha autoestima esteve sempre elevada… mas, resignei-me perante as evidências. Se não consigo decorar… não sou bom… porque não consigo ter notas como os outros.
No entanto, havia coisas que me criavam dúvidas sobre este pensamento. Eu era muito bom a programar computadores… e tinha notas muito altas na secundária a informática! No curso de professores de informática que tirei em 200 alunos fui o 4º melhor… na Universidade, anos mais tarde tive excelentes notas… Eu de facto apreendia muito bem… mas só às vezes… parecia que era só o que gostava… o que não gostava eu bloqueava e não conseguia memorizar.
O tempo foi passando, iniciei a minha atividade de psicoterapeuta e de repente apercebi-me que já tinha uma boa memória!
Uauu. Eu, que não tinha memória para caras, nem para histórias que as pessoas me contavam… a partir daquele momento eu comecei a lembrar-me com muita facilidade.
Quando ia à minha agenda saber com quem ia ter a próxima consulta, pegava na ficha desse paciente lia as poucas frases que lá tinha escrito e recordava-me automaticamente da cara e da história da pessoa… de toda a dor que ele sentia e do que ele precisava para se curar…
Brutal… de alguma forma parece que desde que era psicoterapeuta a minha memória tinha melhorado radicalmente.
O mais estranho era que fora da clínica… a minha memória falhava como sempre… só me lembrava das histórias dos meus clientes… Mais estranho ainda, era quando as minhas colegas me diziam:
– “Lembras-te do caso daquele senhor que atendemos na semana passada, que tinha um problema XPTO.”
– “Não! Não me lembro…”
E só quando pegava nas minhas notas, nas notas que tinha feito na primeira consulta é que me lembrava de tudo! Era muito estranho.
Só com o tempo e com o estudo sobre a mente, percebi bem o que se passa comigo!
O problema é que eu só decoro emoções. Estranho, não é? E explicar é ainda mais complicado, quando se tem poucas linhas para se escrever. Hoje a minha mãe queixou-se que escrevo muito… que gosta do que escrevo, mas podia escrever menos… Tens razão mãe… mas entusiasmo-me…
Só decoro emoções! Sou Cinestésico! Quer dizer que sou mais sensível ao que sinto, do que ao que vejo ou ouço!
Há pessoas que valorizam muito o que veem… gostam da cor do mar… da imensidão do mar… do sol a bater nas ondas… do amarelo da areia…
Outras são mais sensíveis ao som das ondas quando fecham os olhos… gostam do silêncio de uma praia vazia… ou gostam de ler sentadas na areia…
Outros, como eu… gostam de estar apenas deitados na areia… sem mexer um músculo, enquanto se sente o sol na pele…
Uns são os visuais, outros os auditivos e por fim os cinestésicos.
Todos damos valor a estes três estímulos… mas há algumas pessoas que são de extremos. Os músicos costumam ser extremos auditivos… os arquitetos extremos visuais… e os atletas extremos cinestésicos. Os atletas, porque se sentem bem o seu corpo… Os terapeutas… massagistas… são tendencialmente mais cinestésicos do que visuais ou auditivos.
A cinestesia é a capacidade que todos temos de sentir… sentir as nossas sensações e os extremos como eu, sentimos também as sensações dos outros… não é nenhum fenómeno extraordinário ou mediúnico… é apenas a capacidade de empatia mais apurada…
Descobri porque é que decorava as histórias dos meus pacientes… é que quando mas estavam a contar, cada palavra que me diziam, vinha carregada de emoção que eu percebia e sentia… por isso não me esquecia dessas histórias. Eu decoro as emoções e as histórias que vêm agarradas a elas.
Eu era um dos melhores alunos, mas só nas disciplinas que me emocionavam… como a Informática, a Economia ou a Psicologia.
Tudo isto para explicar que os alunos como eu, só apreendem se o professor nos explicar as matérias de forma a que possamos sentir o que está a dizer. E temos de sentir a importância daquelas aprendizagens… decorar por decorar é uma tarefa para os auditivos que decoram tudo o que o professor DIZ ou os visuais que decoram tudo o que VEEM!
Os professores Cinestésicos como eu, ensinam com paixão… Os Visuais ensinam mostrando, os professores Auditivos ensinam falando.
Juntar alunos e professores com diferentes sistemas representacionais não funciona.
Não chamem de burro a ninguém… tentem mudar é o professor!
Eu, se não me emociono com a vida… esqueço-me dela…
Quando conto as minhas histórias, dizem me sempre: “Caramba que grande memória que tens”… nada disso… só me recordo e nunca me esqueço, apenas das poucas histórias verdadeiramente importantes para mim.
Este também é um fator da minha felicidade… Como relativizo muito e dou pouca importância ao que de facto não me é importante… esqueço-me!
Mãe… foi um pouco longo… mas não consegui encurtar mais!
#FiquemEmCasaQueAmanhaÉoUltimoDia
Comentários
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Ana Paula Aniceto
Obrigado Pedro..
Gosto • Responder
1
Sara Soares
Gosto • Responder
2
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
1
Sara Soares
Cinestésico
Gosto • Responder
1
Ana Isabel
As mães têm sempre razão…mas as emoções sempre falaram mais alto.
Adoro ler as suas palavras todos os dias, obrigada pela partilha.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Noelia Cabanita
Muito bom !
Gosto • Responder
1
Mariberta Azevedo Pereira
Tão bonito.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
São Bailote
Não consigo esquecer que amanhã é o último dia!
Já sinto saudades de esperar por está hora, por este momento tão sereno de paz e conforto para a alma . Amei hoje. Amanhã só Deus sabe
Fico à espera. Boa noite Grata de coração ❤️?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
São Bailote
Gosto • Responder
1
Fátima Abreu
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Pedro Brás
Se quiserem testar o vosso sistema representacional, podem fazê-lo neste link https://www.somostodosum.com.br/
testes/pnl/exercicio1.asp
Gosto • Responder
10
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
3
Graça Revez
Visual 40%
Auditivo 20%
Cinestesico 40%
Gosto • Responder
1
Maria Costa
Gosto • Responder
1
São Bailote
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Manuela Adrega
A tua mãe tem razão ? textos longos, mas começo a ler e não consigo parar, parabéns, obrigado ??
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
Isabela Fonseca
Tenho seguido as suas partilhas diárias com muito interesse.
Muitos parabéns pela forma como aborda os assuntos. Ganhou uma fã
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rosa Silva
Engraçado, eu…. Consigo me exprimir melhor ao escrever do que verbalizar!
Exteriorizar o que penso e sinto, não arranjo palavras.
Sou estranha ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rosa Silva
Fiz o teste e deu sim cinétisica ?
Gosto • Responder
1
Rita Rebotim
Xiça penico chapéu de côcô…já passa da meia noite..já é 25 de Abril de 2020!! Viva!! Viva à Liberdade! Hoje o texto foi muito maior. Bateu o record.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rita Rebotim
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
Que Grande Ensinamento!Identifico-me imenso com a sua história pois eu tal como o Dr.Pedro tenho uma péssima memória! Quando encontro colegas ou amigos do meu passado até fico envergonhada pois não me consigo lembrar dos nomes deles!Eu pensava que era da velhice pois só me falta um ano e 2 semanas para os 50 mas agora é que vejo que não é nada disso pois na verdade nunca me esqueci de todas as grandes emoçoes que vivi durante estes 48 anos de vida. Talvez pelo facto de ser também Atleta à 8 anos que eu agora consigo perceber o porquê passei a sentir mais o meu corpo e a ser mais sensível e emotiva.
Não tenho dúvidas nenhumas que sou mesmo Cinestásica!
E acima de tudo como lhe disse ontem sou uma pessoa que consigo sentir as emoçoēs dos outros pondo-me muitas vezes no lugar dessas pessoas mesmo sendo pessoas que não conheço pessoalmente.?
É mesmo verdade que Amanhã vai publicar a sua última história da Quarentena?
Tenho a certeza que ainda tem mais histórias fantásticas para nos contar?Beijinhos e Boa noite???Feliz dia 25 de Abril dentro de Casa?Amanhã tenho a certeza que a sua história vai-se chamar a Quarentena e a Liberdade??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Mas não imagina o quanto estas histórias me tem ajudado a refletir em muita coisa que tem acontecido na minha vida.
Hoje vi uma imagem e lembrei-me que a capa do seu livro das Quarentenas podia ter um Arco Iris!?
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
Katy Mateus
Já adormecer não consigo dormir sem ler as quarentenas de que já nos habituou, Dr. Pedro Brás.
Não acredito que já vai acabar amanhã ??
Fico com a esperança de que começa já a escrever o novo livro!
Não se esqueça do meu convite para o dia do lançamento ??
Desculpe mas, tenho um grande carinho por si, como sabe já lá vão alguns anos desde que renasci, com a sua ajuda ?
E sim, nós mães… temos mesmo um sexto sentido, um sentimento único (acho que estas palavras lhe dizem alguma coisa em especial..)
#JáEstouComSaudadesDasQuarentenas
AntesDeAdomecer ???
Um grande beijinho, até amanhã ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Gosto • Responder
Ana Cristina de Matos
É assim me lembrei que quando fiz PNL com Tad James, l resultado foi visual e cinestésico. Na altura, não assimilei o quanto era uma combinação excelente para a mudança de profissão que estava a fazer. É importante saber como aprendemos para podermos saber como melhor ensinar. Obrigada por me recordar isso. E vou repetir o teste.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Cristina de Matos
Gosto • Responder
Gloria Ferreira
Cinestésica ? e eu a pensar que era falta de memória. Sinto exatamente o mesmo.
Milinha, as quarentenas não são nada compridas são sempre do tamanho exato. Pedro obrigado por partilhares tantas histórias que nos dão tanto alento. Obrigada de ❤️?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Paula Coelho
Para quem diz que não memoriza! Não consigo parar de ler, adorei. ? Fiz o teste deu sensorial. 33% aos tres.
Bjnho de ❤️
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Olga Quintina
Que bom saber que nao somos burros , mas sim (diferentes) ..diferentes no que se sente se vê se compreende,. Temos a sorte de ter algo a mais do que outros , no fundo sabemos quem somos…. tudo menos burros… obrigado doutor Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Jorge Jesus Fonseca
Com este texto fez me viajar no tempo até ao meu primeiro ano do externato liceal de Cinfães.Era um aluno razoável a matemática tinha um bom professor ( chamavas se professor Morais ) até tirava notas altas lembro me de tirar um dezanove num teste,entretanto houve uma fatalidade.esse professor matou se , mudei de professor e de um aluno razoável passei a tirar negativas e só recuperei as boas notas no terceiro ano liceal com um outro bom professor que era engenheiro de quem já não me lembro o nome. Isto tudo para confirmar o que está escrito no texto. Bom dia e um abraço amigo
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Inês Aguiar
Adorei como sempre!! Deu me 30, 40, 30! Tenho um pouco de todos ! ? Começo a ficar preocupada com o fim da quarentena ? – como vamos fazer para o ler todos os dias? ??? Sao os únicos textos que leio de fio a pavio!!! :)) Bjs
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Graça Revez
Pois é a quarentena está a chegar ao fim….
Mas a vida ainda está muito estranha, e temos que ter paciência pois não sabemos para quando a normalidade?
Como sempre adorei a história, e descobri com o teste, que tenho um pouco de cada, e eu sou assim mesmo?, obrigado ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Lia Santos
Simplesmente… Adorei este Texto. Um Bom Fim de Semana!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Sofia Coutinho
20 visual,30Auditivo e 50 cinestésico..?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Sofia Coutinho
Gosto • Responder
Susana Alves
Identifiquei-me completamente com este texto ? à medida que o lia, parecia que me estava a ver ao espelho… aprendo sempre algo consigo, espero que não deixe de partilhar as suas histórias, pois já fazem parte dos nossos dias, beijinhos e um Feliz 25 de Abril ❤️
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Loureiro
Mais uma vez… muitos parabéns Dr. Pedro. Revejo-me tanto tanto tanto. Ė incrível….
Por mim pode escrever sem parar… cada quarentena é uma consulta…(com muitas saudades de o ver e ouvir pessoalmente, claro).
No meu trabalho sou bastante conhecida pela falta de poder de síntese. Oriento melhor o meu pensamento quando escrevo. A falar atrapalho-me e repito-me muito (já deve ter reparado, né?) . A escrever deixo-me levar e alongo-me… vidas… hehehe
Vou confidenciar: nas suas consultas e com a Dra. Cecille senti muitas, muitas vezes, que não era merecedora de um acompanhamento tão dedicado, pessoal e eficaz. Sinto uma dívida enorme e tenho até receio de incomodar e não conseguir “pagar” à medida. Muitas vezes senti que era uma pena enorme tantas outras pessoas não terem a sorte que eu tenho de o ouvir, com a sua clareza, calma, dedicação, humor e amizade…
E aí aparece o Dr. Pedro Brás e as suas quarentenas… neste momento tão “estranho”… a partilhar tanto, tanto… a dar mais…
Que a vida lhe possa devolver em triplo todo o bem que espalha…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Loureiro
Um abraço forte e mil beijinhos para todos os colaboradores desta equipa fantástica que formou. Miss you all.
Gosto • Responder
Borges Benedita
Sábias palavras ,concordo plenamente o professor deve ter gosto e paixão em explicar e ter como resultado excelentes alunos…obrigada por mais uma linda história de vida Dtr.Pedro !!! ??
Gosto • Responder