Como já aqui falei… a segunda crise já chegou!
Como já aqui falei… a segunda crise já chegou! A económica… durante 33 dias os telejornais falaram 90% do tempo de Covid-19… há 2 dias começaram a falar 60% do Covid e 40% da crise económica… hoje já foi 70% da Crise económica… e quando nos esquecermos da doença… vamos falar diariamente da grande bomba atómica que caiu no mundo! A paragem abrupta dos mercados da oferta e da procura…
Dizem os economistas que nunca alguém pensou que isto seria possível… quanto mais já ter acontecido… só que quando os ouvimos falar… ainda não percebemos o que eles querem dizer… ainda ninguém sabe… mas podemos adivinhar. Vão começar a acontecer fenómenos que nenhum cientista económico algum dia sonhou… o primeiro já aconteceu… Em Nova York… quem comprar um barril de petróleo, não só não o paga como recebe 40 dólares para ficar com ele. Nenhum realizador de ficção se lembraria de uma coisa destas… é como o Trump… mau demais para se acreditar.
Não sou pessimista. Estou a tentar fazer uma análise fria das circunstâncias. E estou para aqui a pensar… caramba… os meus amigos que me fazem o favor de me fazerem companhia nestas leituras… para que querem estes textos mais catastróficos?… Vou, mas é escrever as histórias sobre o Leonardo… hihihihi… piadinha de mau gosto para uma querida amiga!
Não se preocupem Carlos e Milton… não abro a minha boca… nem por nada!… já sobre o Leonardo…
Voltando ao assunto… porque é que sinto que devo falar sobre a catástrofe económica que temos pela frente?
Porque: O medo do conhecido e esperado não paralisa, apenas motiva para a luta!
Já falámos sobre isto! Tudo vai mudar…no final estaremos todos bem, mas antes que isso aconteça… tudo vai piorar e muito! Mas está tudo bem! É o mundo que escolhemos viver! Temos que aceitar o inevitável… como uma consequência de estarmos a viver esta vida! Maravilhosa… também não temos outra!
É possível estarmos felizes nesta crise? CLARO! Queridos amigos… acreditem em mim… a Felicidade de cada um… não depende das crises nem das economias… lembrem-se do bêbado junto ao semáforo! Onde estará ele hoje? Estará em casa? Pensem um pouco agora na vida desse senhor. Feliz… sem nada… o que terá ele feito nos últimos 14 anos? Terá conseguido manter aquele estado de felicidade? Como estará ele agora? Onde estará?
Eu aposto que continua Feliz! Ou já morreu Feliz! Ou alguém o tirou da Rua… deu-lhe um patrão… contas para pagar… roupa para lavar e vinho mais caro!
Bem… nunca mais volto ao assunto que aqui me trouxe!
Quero falar sobre as empresas!
Se agora quem está na linha da frente são os profissionais de saúde… consideramo-los como os nossos heróis… daqui a uns dias quem vai estar na linha da frente são as empresas e os seus empresários… serão também os nossos heróis…
Muitos vão cair e muitos vão dar tudo o que têm para salvar as suas empresas e o emprego dos seus colaboradores.
Nesta coisa dos empresários versus empregados ainda há um certo estigma sobre os empresários… coisas que ainda vêm do tempo da outra senhora…
Os empresários são gananciosos… são uns fascistas… exploradores dos trabalhadores… só querem o lucro… enfim… são facadas a quem dá tudo em prol de um sonho e arrasta todos os outros com eles distribuindo o dinheiro da produtividade… da sua ideia com quem participa na execução desses projetos.
São os empresários que fazem o emprego, que fazem crescer os países e que perdem tudo quando a coisa corre mal… e perdem tudo… literalmente… ficam sem casa… contas penhoradas… e ficam com a vergonha de ter falhado… malandros!
Outras culturas respeitam mais os empresários… vejam os Estados Unidos onde todos buscam o El Dorado! A possibilidade de verem as suas ideias produzirem riqueza para todos…
Mas ainda não é isto que quero hoje falar… Isto hoje está a custar arrancar…
Quero falar sobre a lealdade dos colaboradores com a empresa e o seu empresário. As empresas morrem… deixam de produzir por inúmeros fatores… mas a constante nestes fatores é o fator humano… são as pessoas.
As empresas são micro sociedades, com culturas próprias… com valores e estratégias próprias… e às vezes estas micro sociedades de pessoas correm mal.
Um fator muito frequente, que corrói as empresas é a lealdade. A Lealdade é um valor importante. Devemos ser leais com o nosso conjugue… devemos ser leais com os amigos… lealdade é prima da confiança. Eu tenho confiança em quem me é leal… em quem me é fiel…
No entanto, às vezes, para ser leal com um… tenho que ser desleal com o outro! Imaginem:
– “António? Vou te contar um segredo, mas só se me garantires que não contas a ninguém! Consegues ser-me fiel e prometer-me isso?
– “Claro! Estás à vontade! O que foi?”
A curiosidade é tramada…
– “Olha, a mulher do teu melhor amigo anda a traí-lo com o tipo do talho!”
Chiiiii… Cá está um problema! Vamos ser leais a quem?
Estes problemas e dilemas, enfrentamos todos os dias, muitas vezes não há como… temos que prejudicar alguém! Em prol do bem maior!… Acho que já escrevi sobre isso! O Bem Maior!
Voltando ao assunto… fujo… fujo… e daqui a nada passa a meia noite… e o dia 36 fica escrito no dia 37…
Os funcionários das empresas devem ser leais às empresas… têm um contrato de lealdade com as empresas e o seu líder… o seu chefe. Todos os funcionários devem trabalhar com uma única missão. Servir a organização para que esta consiga atingir os seus objetivos e manter a sua atividade económica e social.
O problema é que dentro das empresas estão outras pessoas e nós… ligamo-nos a pessoas e … estabelecemos relações de lealdade com elas… ora aqui é que a porca torce o rabo! Isto dá muitas vezes para o torto… porque se o meu “amigo” meter a mão no bolso do patrão… e eu vejo.. o que faço? O rapaz está com problemas em casa… dívidas… e claro está desesperado. Se eu falo vai ser despedido!
O que faço?
O que deveria fazer? A quem devemos ser leais?
Queridos amigos! As empresas não são lugares para relações de amizade! As pessoas que trabalham nas empresas, quando chegam às 9 horas ao trabalho, vestem a camisola de profissionais que lutam pelo sucesso da empresa e não do sucesso das relações de amizade!
Temos de manter relações de Respeito e Cooperação com os nossos colegas, não de amizade! Não me interpretem mal, este tema em poucas linhas fica mal explicado… podemos ter amigos dentro das empresas… mas todos têm que saber que nestas relações de amizade… TODOS escolhem a empresa em prejuízo dos amigos… são as empresas que os empregados têm de salvar!
Assim: Se eu vir o meu “amigo” roubar 5 euros devo falar com ele para voltar a colocar o dinheiro onde estava.
Mas vou falar com o meu superior e relatar a situação! Porquê? Porque o meu “amigo” só devolveu o dinheiro porque foi apanhado. Vai voltar a acontecer… só que vai ter mais cuidado.
Se eu não relatar o sucedido eu vou ser cúmplice!
Eu como empresário… líder de pessoas… posso desculpar alguém que me roube! As vidas, às vezes, são danadas e temos que fazer escolhas difíceis e às vezes temos que roubar… Eu como pessoa que entendo pessoas tenho que compreender as razões de alguém que rouba… mas… não consigo perdoar quem viu roubar e não fez nada! Porque razão é que alguém que recebe um salário e tem um contrato comigo para proteger a organização… deixa que alguém roube a empresa?
As empresas caiem por causa desta deslealdade… que só existe porque somos leais… só que às pessoas erradas!
Nesta fase difícil, os heróis que nos vão ajudar são as empresas! Todos vamos dar o melhor nas nossas organizações para as ajudar a não cair! As empresas agora precisam de nós… as empresas somos nós!
#FiquemEmCasaAPensarOQueDevemosFazerPara
SalvarAsNossasEmpresas
Comentários
Ana Cristina de Matos
Já sabíamos que ia acontecer, não sabemos é a real dimensão dos diversos sectores
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Cristina de Matos
Gosto • Responder
1
Mia DAguiar
Uauuu! Adoro, principalmente a analogia do que rouba e o que vê e diz (ou não diz) ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Gloria Ferreira
Vamos ter dias muito difíceis pela frente, não vai ser fácil mas não podemos perder a esperança e a positividade. As tuas quarentenas vão ajudando ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Noelia Cabanita
Muito bom! ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Celina Pereira
Dá que pensar!!! Muito bom como sempre ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Celia Antunes
Realmente e agora sim perante tantas análises vs previsões económicas começamos a perder o sono..se para o Estado dizem eles as coisas se começavam a encaminhar mesmo com uma dívida pública elevada..bem agora o cenário ficou negro num só mês..isto para o Estado e as empresas? Bem não são Santas Casas da Misericórdia, têm de gerar lucro caso contrário morrem ..complexo sem os empresários não há rendimento , dinheiro a circular e sem dinheiro a circular não há empresários…entendo que estamos perante uma revolução económica, social..que vai exigir de nós uma grande readaptação ao que entendiamos ser normal..entre o correto e a necessidade muita coisa vai ‘rolar ‘…o empresário vai ter de comandar para o bem ou para o mal..todo o navio tem um comandante , assim como todo o avião tem um piloto..o risco tanto gera lucro, como prejuízo..só que a capacidade para o assumir não é para todos…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
São Bailote
Não vai ser fácil. Como empresária sinto que muitad pedras vão estar no caminho. Espero ter força e coragem para o percorrer. Vamos ver … Grata pela ajuda ???
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Ana Paula Aniceto
Concordo,a Confianca e o Pilar de um todo,seja laboral ou pessoal,quebrando,nunca mais edificara…no tema em especifico,somos pagos para exercer e dar o melhor,fazer parte de uma equipa com o mesmo objectivo,ser bem sucedido. Dinheiro e importante mas trabalhar com paixao e prazer,com empreendorismo e reconhecimento dos patroes,valoriza mais que o salario. Pedro meu lema e empregados e patroes felizes e sinonimo de Sucesso!!!
Crime e sempre condenavel,amizade nao funciona,mas respeito e colaboracao mutua e essencial,saber ouvir ambas partes e bom senso,dialogo e remar no mesmo rumo! Precisamos entender que precisamos uns dos outros!
Fazer com paixao e reconhecimento entre ambas as partes obrigado por mais essa partilha…boa noite bem haja Pedro.
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
Graça Revez
É vamos ter outro vírus para combater, o da economia, mas vamos conseguir, pois depois da pandemia Corona passar ficamos imunes para tudo???
A lealdade é muito importante e sem ela não conseguimos nada nesta vida!!!!
Outra coisa importante é dar valor ao que temos, e assim toda a gente fica a ganhar, patrões e empregados, vamos todos juntos fazer com que, fique tudo bem!!!
Parabéns e obrigado ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Que grande história Dr.Pedro!?
A sua bola de cristal tinha razão!Agora só se fala de economia e de repente até parece que a situação Covid está quase a acabar e já se vê Luz ao fundo do tunel!Se calhar sou eu que estou cega!?Deus queira que a minha bola de cristal esteja avariada pois eu sempre disse que ainda iamos ficar como os italianos e espanhois. Estamos cheios de confiânça!
Quanto à palavra Lealdade Infelizmente muita gente hoje em dia não sabe o valor dessa palavra e nos trabalhos até parecem todos amigos uns dos outros e pelas costas dão autênticas facadas nos colegas de trabalho só para subirem de cargo e terem grande dimensão na empresa.Por essa razão é que deixei de Acreditar à muito tempo que não é possível ter grandes Amizades dentro dos trabalhos! Claro que há excepções pois ainda há pessoas super verdadeiras e com um enorme coração!Eu sou uma pessoa super Leal e acredito mesmo que uma empresa só vai para a frente se as pessoas forem leais umas com as outras e todas remarem para o mesmo lado funcionando como uma Verdadeira Equipa.Boa noite Beijinhos??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ricardo Pereira
Como sempre cirurgicamente atento à realidade, parabéns ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Katy Mateus
Mais uma excelente quarentena!!!
Esta tocou na ferida de todos nós… ainda há dias numa, acho que na reflexão da quarentena do dia 30, falei um pouco sobre este tema…
Não vai ser fácil… “Tudo vai mudar… no final estaremos todos bem… mas antes que isso aconteça… tudo vai piorar e muito! Mas está tudo bem!… Temos que aceitar o inevitável…”
…mas até lá, muita e vamos ter que reaprender a contornar nas nossas vidas, como se de um rio se tratasse, contornando as águas, desviando-nos dos pedregulhos e/ou tentando transformá-los em pó, para que possamos prosseguir a nossa dura caminhada…
E sim… com a transparência e “lealdade dos colaboradores com a empresa e o seu empresário”… ?
Tudo dito!!! ?
#TodosVamosFicarBem ??
Até amanhã ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Maria Mendes
Lealdade. Controverso, sem dúvida… ter ou não ter, heis a questão… e com quem?
Há sempre algo ou alguém para abater, num termo mais rude.
É como diz ( e muito bem) tempos difíceis se avizinham, e não será ao final do túnel, como a luz, mas já ali, pertinho, pertinho.!! ? Tenha um dia excelente Dtor Pedro Brás, é sempre um gosto renovado lê – lo ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Maria Costa
?????
Gosto • Responder
1
Regina Barros
???Lealdade um valor em dias de extinção!! Gostei desra quarentena, obrigada ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Lia Santos
Mais um Tema interessante… Um Excelente Dia!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Alves
Excelente texto ? será sempre a união, a solidariedade, o respeito e a lealdade que nos ajudarão a ultrapassar estes tempos difíceis ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Loureiro
Uau. Brutal. Quem nunca? Obrigada pelo texto. Vejo e revejo-me em algumas destas circunstâncias por vezes tão difíceis de lidar. Muito complicado e delicado este assunto mas a verdade está lá. Somos pagos por essa lealdade e isso não pode ficar esquecido ou em segundo plano. Mas às vezes é difícil… principalmente se toda a vida se trabalhou por conta doutrem sem um patrão visível, como por exemplo, o estado, organizações, etc..
Vou reler vezes sem conta.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Conceição Resende
Estou a gostar muito de ler os seus textos ? não li todos nem por ordem diária, mas prometo que não vou falhar nenhum… Fazem-me bem? termino sempre com um sorriso de esperança ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Camila Antunes
Nunca tinha pensado, nisso, eu vou ser sincera, se eu visse um amigo a roubar, eu diria não faças isso, devolve o que roubastes, e nunca mais vais fazer isso, mas não contaria a ninguém muito menos ao chefe dele, mas ouvindo o Dr. Pedro Brás falar comecei a pensar que talvez eu esteja errada acobertando um erro de um amigo, mas mesmo assim, não sei se teria coragem para denunciar.
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Camila Antunes
Gosto • Responder
1