Já repararam que se tem visto homens com cortes de cabelo muito estranhos? Pois… quase todos com carecadas… e porquê?
Já repararam que se tem visto homens com cortes de cabelo muito estranhos? Pois… quase todos com carecadas… e porquê? Porque em quarentena… quem lhes corta o cabelo são as esposas… e aquilo parece fácil, mas não é! E lá vai disto… ups… uma rapadela… o melhor é acertar… mas acerta ali… acerta acolá… e no fim… olha… vamos rapar… Deixa lá, estás em quarentena ninguém repara!
No dia 23 falei nas diversas fases da aprendizagem, a primeira é aquela em que achamos que quase tudo é fácil. Quando vemos um cabeleireiro com uma máquina de cortar cabelo achamos logo… fácil! É só andar com aquilo ao redor da cabeça e já está!
Pois… só que a verdade é bem diferente. Só quando começamos a cortar o cabelo a alguém… é que nos apercebemos que… ui… olha … é melhor e fica mais bonito rapar tudo!
Em minha casa o Careca é o meu filho! Primeiro foi a mãe… ups… Oh mulher… caramba… olha que rapadela que fizeste… deixa que eu faço… ui… carago… agora ficou pior… e ainda lá foi a irmã acertar o resto que faltava. Ups! Ó Tomás… sabes que o Ronaldo agora anda com a cabeça rapada? Queres também? Ufa… lá me ficou o miúdo careca! Não ficou lá grande coisa… mas também ninguém sai de casa nos próximos 2 meses… o cabelo cresce até lá. Se falarem com o meu filho, digam-lhe que o cabelo está fixe… (ele não tem FB não lê isto).
35 dias… está-me a fazer falta estar com os meus amigos, fazer umas jantaradas… beber uns copos. Estava a deixar as lampreias para março e lixei-me!
O mais fantástico de estarmos com os amigos é que nos transformamos… Já repararam?
Todos nós vivemos várias fases na nossa vida e com essas fases temos contacto com diferentes pessoas. Onde conhecemos pessoas? Na primária, no secundário, na universidade, nos empregos, nas viagens… e nós, nessas fases somos pessoas também diferentes, o tempo vai passando e nós vamos mudando, tal como as pessoas que nos acompanham.
Em todas as fases da minha vida, vivi momentos brutais com pessoas brutais, mas aquela fase mais memorável, foi o secundário. No secundário eu fui para o Porto… um rapaz de Cinfães… no Porto, aos 15 anos… está lindo! Fui estudar informática para a secundária Fontes Pereira de Melo, só era uma escola boa porque ao lado havia a secundária Clara de Resende. Isto é uma piada para quem conhece o Porto e estas escolas! Não a vou explicar!
A minha turma do 10º ao 12º ano era brutal. Vinte e poucos rapazes e duas raparigas. Nestes 3 anos vivemos momentos únicos, éramos muito unidos e todas as semanas havia festa… até durante as aulas… e os professores que queriam também participavam.
Acabou-se o 12º ano e como não havia emails nem telemóvel… (quem se lembra destes tempos? Como era possível?) quando acabou, acabaram-se os contactos… 1 ou 2 ainda se encontravam… eu mantive contacto apenas com 2 amigos nos anos seguintes…
Quando apareceu o Facebook, aconteceu uma revolução nos relacionamentos… pois pela primeira vez e de uma forma orgânica consegui juntar todos aqueles amigos… 20 anos depois. Brutal… vinte anos depois… fomos jantar todos juntos… estávamos quase todos… foi brutal…
O melhor é que aqueles 20 rapazes de barba… casados… homens honrados de boas profissões… naquele jantar éramos uns verdadeiros putos!
Ríamo-nos como fazíamos quando tínhamos 18 anos… falávamos das mesmas coisas dos 18 anos… e melhor do que tudo… sentimo-nos como se tivéssemos 18 anos!
A cada história que saía das memórias de cada um… nascia em nós uma sensação velha, mas deliciosa… Este jantar foi igual ao nosso último jantar de turma em 1994!
Parecia que nos tínhamos visto há uma semana atrás!
Quando eu olhava para cada um daqueles meus grandes amigos… eu sentia que os conhecia muito bem! Claro que conhecia… Aquele ali do fundo…foi o que ficou a dormir no palácio de cristal na queima das fitas e a mãe andou 2 dias à procura dele… o outro… tinha aquela Citröen 2 cavalos que nos levava para todas as discotecas e que servia de cama à porta da escola… depois das noitadas… bem… pelo menos foi o que eu ouvi dizer… aqueles 5 ali são os tipos que andaram a colar cartazes numa campanha eleitoral em Cinfães… e o meu amigo de Tabuaço… bem… cala-te boca!… o Pedro Brás de Hoje… é gente séria e responsável…
Pois… pois… conhecia todos aqueles amigos… não! Não conhecia nada! Não sabia se eles eram casados, se tinham filhos ou que profissão tinham… apesar da tendência ser que fossem Eng. Informáticos… de facto, eu só os conhecia como eles eram quando tinham 18 anos. Nem eles me conheciam… não faziam a mínima ideia quem eu era agora…
Eu tinha-me esquecido de quem eu era dos 15 aos 18 anos… só que aquele jantar… recordou-nos a todos nós quem nós fomos… foi brutal… Todos ficámos com 18 anos! Foram 4 horas de recordações, de reviver o que nós fomos… e fomos muito bons!
Ao longo da vida vou cultivando estes “jantares” com amigos de diferentes fases da minha vida… as histórias que contamos… são as únicas que temos em comum… transportam-nos para esses momentos e para esses estados emocionais que lá, no tempo, vivemos!
Quem gosta disto são os meus filhos! Porque eles fazem parte da fase da minha vida de Pai responsável e profissional… Eles só conhecem esse pai… não conhecem o pai deles dos 18 anos… e por isso, não perdem momento algum onde “jantamos” com amigos… querem saber e conhecer o pai de outras fases… é que as fotografias não falam… mas os amigos…
#FiquemEmCasaEComecemAPensarNosJantares
ComOsAmigos
Comentários
Raquel Cruz
Pedro sou seguidora do seu enorme trabalho e adoro ler estes comentários. Digo simplesmente que não há tempo a perder na vida e há sempre tempo para sermos felizes. Desperdiçar momentos é rejeitar algo tão maravilhoso como o nosso espírito. É isso que levamos daqui. Amor universal. Momentos. Nós não somos. Nós estamos. São as diferenças e os momentos é que passamos que nos tornam especiais e com conteúdo. Tudo de maravilhoso para si
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
São Bailote
Já estava à espera… Adorei! Boa noite ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Antónia Oliveira
Muito bom! Adorei. Obrigado
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Noelia Cabanita
Muito bom ! Adorei , boa noite, obrigada ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Graça Revez
A história de hoje, parece que fui eu que escrevi ?
Pois eu também reencontrei as minhas colegas de escola 30 anos depois, no face, e para nos lembrarmos umas das outras, utilizamos uma foto dos tempos de escola, e outra atual, depois marcamos o nosso primeiro jantar e foi mágico, andamos os 30 anos para trás e rimos de tudo, enfim apartir deste jantar, nunca mais nos largamos, e quando podemos ai vamos nós ?
Os amigos são muito importantes na nossa vida
Boa noite, e logo, logo já podemos outra vez sair ?
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Borges Benedita
Adorei a história de hoje, e näo é que em falar no corte de cabelo.. eu também cortei a mim própria e até ficou bem cortado ?…! Boa noite obrigada!!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Ana Paula Aniceto
Maravilhoso essa partilha…quem nao as tem?
Realmente e verdade e bom manter essas vivencias de outrora,que vivamos intensamente as do hoje,porque no final o que se leva ou deixamos serao as boas lembranças deixadas na mente e coraçao….gostei mt…
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
1
Celina Pereira
Adorei ❤️ Vivam os amigos ❤️????
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
Cá em casa quem teve de cortar o cabelo a um dos meus filhotes fui eu e também aconteceu o mesmo.Tive de cortar o cabelo por duas vezes e à tesoura pois não tinha máquina de cortar o cabelo. Enquanto o cabelo estava molhado até que fui elogiada.O pior foi no dia seguinte quando ele acordou.Nem queria acreditar!O cabelo dele parecia um campo de golfo cheio de buracos!?
Estou a tentar encomendar uma máquina para rapar o cabelo mas têm estado super esgotadas.O pior de tudo são as video conferências com os colegas e os professores!?Eu tentei lhe dizer que era um corte que estava na moda?
Sempre admirei muito a Amizade!Os meus melhores amigos foram sem dúvidas as pessoas que conheci no Orfeão Universitário do Porto.Nós tinhamos imensos ensaios,espetáculos,viagens e tainadas e todo esse convívio era excelente.Tenho imensas saudades desses tempos!Ainda ontem estive a gravar uma música a cantar e a tocar guitarra para juntarmos 100 pessoas numa gravação?
Infelizmente acho que nos dias de hoje é mais difícil fazer Verdadeiras Amizades pois as pessoas são muito mais egoístas e só pensam nelas próprias.Eu sou uma pessoa que faço facilmente amizades e gosto imenso de ajudar os meus amigos só que infelizmente já tive grandes desilusões e já sofri imenso com pessoas que eu pensava que eram minhas amigas e na verdade eu é que criei demasiadas expectativas nessas amizades.Aliás o meu grande problema é mesmo a grande expectativa que eu crio nas pessoas!Cada vez mais tenho a certeza absoluta que os nossos únicos e Verdadeiros amigos são os nossos filhos e pais.Beijinhos e Boa noite??
Gosto • Responder
3
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Camila Antunes
Gosto • Responder
1
Gita da Silva
Muito bom!! Recordar é viver!! Obrigada!?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Margarida Santos
A cada narrativa, ao longo de todos estes dias, revejo tantos “pormenores” como se de meus se tratassem…hoje…fica marcada a nostalgia em mim!!!
Engraçado…estive precisamente hoje, passados mais de 20 anos a falar com um amigo de liceu e das aulas de música e o melhor de tudo isto…é que só hoje percebi que temos 4 anos de diferença de idade!!!…sempre achei que fosse muito mais velho?????
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Margarida Santos
Quanto ao dr. …está muito bem na relação idade/aparência!!!??
Gosto • Responder
1
Américo Amaral
Caríssimo, estava a ver que não falavas da malta nestas tuas tertúlias pela escrita ?. O que descreveste do jantar após 20 anos sem nos vermos foi o que também senti, passaram todos esses anos (duas décadas como é possível?!) mas o à vontade que estávamos, a boa disposição e as memórias frescas fez parecer que não passou aquele tempo todo, voltamos a ser adolescentes por umas horas ?.
Grande abraço.
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Celia Antunes
Gostei desta abordagem Dr. e de alguns comentários..verdadeiros desabafos …e com o decorrer dos dias em que no meio de tanta azáfama..lá vou eu (agora eu) pegar nas fotos e mais fotos recordar, porque recordar é viver…bem o jantarzinho com a ‘ mulherada’ ..ufa..desanuviava..vou ter de aguardar.. Quanto ao cabelo ainda não comecei a cortar o cabelo dos meus homens cá de casa, porque já lhes disse que tenho elásticos para lhes fazer ‘ rabos de cavalo’…resolvi sim tratar de mim e nada melhor do que cobrir as belos cabelos brancos…o que confesso não foi nada fácil..mas pelo andar da carruagem quando isto terminar ainda vou abrir um salão de beleza. Brincadeira..obrigado pela partilha!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Celia Antunes
Gosto • Responder
Fátima Abreu
Gostei,foi assim mesmo a filha começa com pente 4 e acabou em pente 1. E não é que o pai gostou e já lhe anda a fazer o fadinho para a próxima. Pois, também está a ficar careca e não deve ser muito dificil. E com os amigos aconteceu o mesmo, passados 25 anos juntarmos quase as famílias todos , queríamos ver os rebentos que cada um já tinha, foi muito giro. Está na altura de começar a pensar em repetir ,mas não e fácil estão espalhados pela Europa mas vai ser brutal novamente, obrigada por me fazer lembrar desses tempos.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Fátima Abreu
Gosto • Responder
Fátima Abreu
Gosto • Responder
1
Maria Mendes
Bom dia Dtor… cá em casa já não há cabelos!! Tantos dias uns com os outros… lá se foram…arrancados pela raiz!! ??? obrigado pela boa leitura que nos proporciona ?feliz dia ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
José Afonso
um bom dia amigo
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Alexandra Sousa Silva
Bom dia, eu que adoro falar/ler estes textos Maravilhosos, hoje não sei ?, estava eu quase quase a convencer o Leonardo de me deixar corta-lhe o cabelo ?.
De seguida quase descobri aqui alguma coisa de á 20 anos atrás…..
Quem diria , que hoje também eu, fui reviver coisas Maravilhosas de á 20 anos atrás!!!!!?
Obrigada ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Alexandra Sousa Silva
Gosto • Responder
1
Elisabete Melo
Também o meu cabelo tem crescido, como é natural, mas o que me estava mesmo a incomodar era a franja que já estava a tapar os olhos mas pequena demais para pôr ao lado. Tive de cortar. Mas ficou torta e quase todos os dias ao pentear encontro um cabelo maior, e lá vai outra tesourada. Antes de acabar o confinamento ou tenho a franja certa ou fico sem ela
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Alves
Uma bonita história ? é sempre bom recordar momentos únicos e especiais, pois trás alegria ao coração, beijinhos
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Lia Santos
Bom Dia ?
Como é bom recordar os tempos do liceu… Voltamos a ser adolescentes. Gostei Muito. Obrigada!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Brígida Morais
Eu dei uma careca da ao meu filho e ao meu afilhado, parecem judeus no campo de concentração
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Ana Maria Rodrigues
muito bem! beijinho
Gosto • Responder
1
Ana Maria Rodrigues
obrigada pela partilha Dr ,Pedro
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rosalina Rosendo
Nós conhecemos o que foi o que é se não tivermos presentes não conhecemos
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Camila Antunes
Dizem que saudade é uma palavra portuguesa, saudades de tempos que já não voltam, saudades de pessoas que já não estão mais aqui, saudades da nossa liberdade, saudades de poder tocar sem medo, neste momento tenho saudades de tudo e de todos. ?
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Camila Antunes
Gosto • Responder