Malta… daqui a 2 dias acaba a quarentena! Não? Então a Quarentena não são 40 dias? Estou confuso!
Malta… daqui a 2 dias acaba a quarentena! Não? Então a Quarentena não são 40 dias? Estou confuso!
Na Quarentena de ontem falei sobre um livro fantástico que encontrei 30 anos depois… a moral da história era que não foi por sorte que eu o encontrei… mas por nunca ter desistido de o encontrar.
Uma amiga das Quarentenas, disse que era a lei da atração… Essa lei diz que tudo o que queremos acontece. Há até um livro que fala sobre a lei da atração… esse livro diz que são as energias do cosmos que devolvem o que projetamos… etc … etc… não acreditem nisso…
Eu tinha 15 anos e estudava no Porto. Morava sozinho num quarto alugado… como um estudante universitário… mas eu… só tinha 15 anos. Esta história é muito longa e conto-a no meu livro “Feliz para Sempre”.
Foi muito difícil este primeiro ano no Porto, a adaptação foi difícil… era gordinho… tinha um sotaque beirão… (pelo menos era o que diziam… eu nunca notei…) sentia-me algo diferente dos meus colegas de turma e gozavam comigo… nem era por maldade, mas sentia-me ferido no meio daquela fragilidade… sentia-me sozinho… e isso criou-me uns estados de angústia… que doíam!
Eu tinha um diário… era um caderno onde comecei a apontar as minhas aventuras. Comecei a escrevê-lo ainda em Cinfães e continuei com as aventuras no Porto. Certo dia… nesses dias mais profundos de dor… Escrevi o que sentia… porque é que estava assim e… escrevi o que eu achava que deveria acontecer para eu sair do estado em que estava… e mais… escrevi naquele texto o que deveria acontecer na minha vida para ser feliz. Lembro-me muito bem dessa noite, foi muito intensa, fiz uma catarse… chorei tanto enquanto escrevia, que o caderno ia ficando molhado com as lágrimas esborratando partes do texto. Fez-me bem… aquele momento.
Chorar faz muito bem! Quando alguém estiver triste junto a vós, incentivem a pessoa a chorar! Sabem aquela coisa de: “Um homem não Chora”? Sabem o que isso provoca? 80% das pessoas que pedem ajuda são mulheres e 80% dos suicídios são de Homens. CHOREM! Chorar liberta as energias negativas da angústia! CHOREM!
O tempo passou, já viram que o tempo nos empurra… quer tenhamos receio ou não ele passa sempre à mesma velocidade… e leva-nos com ele.
Aos 28 anos, mudei de casa… para a minha casa. Nesta mudança fui encaixotar as minhas coisas, roupas, livros e… encontrei uns cadernos… Os meus diários. Passados 13 anos lá estavam os meus diários… uauu que fixe… tive que os ler… foi tão bom recordar os meus romances platónicos não correspondidos… bem… pensando bem… não foi assim tão bom… mas recordar coisas da nossa juventude que até já nos tínhamos esquecido… foi muito bom.
Mas eu não estava à espera do que aconteceu a seguir. Cheguei à parte onde naquela noite chorei bastante e onde escrevi o que tinha que acontecer para ser feliz e arrepiei-me com o que escrevi 13 anos antes… na verdade… não foi bem com o que eu escrevi… foi o que aconteceu na minha vida nesses 13 anos… e que eu tinha previsto naquele diário.
Quase tudo o que eu tinha escrito naquele diário sobre o que me iria fazer feliz… aos 28 anos tinha acontecido.
Como? No diário tinha dito:
“Tenho que emagrecer, para ter uma boa imagem física”… Consegui! Eu aos 18 anos era magro e jeitoso! Alguns até diziam que tinha a mania…
“Tenho que ser aceite pelos meus colegas.” Consegui!
Depois desse período mantive relações de amizade fantásticas que perduram ainda hoje com esses colegas do secundário e com todos os outros.
“Quero ser Empresário de sucesso e viajar por todo o mundo a fazer negócios.” Consegui! Até aos 28 anos já tinha tido muitas empresas e aos 28 anos tinha uma empresa que trabalhava ao mesmo tempo em vários países da Europa.
Muitas vezes marcava reuniões de trabalho nos aeroportos porque não tinha tempo suficiente e no mesmo dia tinha reuniões em duas capitais europeias! Também consegui isso! Eu era um empresário de sucesso aos 28 anos!
“Quero Ser o Melhor Hipnotista do mundo.” Não Consegui!… não consegui aos 28 anos… e não consigo hoje, mas acho que no mundo sou quem melhor utiliza a hipnose em prol da saúde mental! Acho mesmo… não é gabanço!
E tinha mais uns quantos objetivos escritos no diário que tinha cumprido aos 28 anos.
Quando li isto fiquei paralisado… como é que eu tinha sido tudo ou quase tudo o que tinha sonhado 13 anos antes?
Parecia bruxedo!
Fiquei mesmo intrigado. Comecei a estudar o meu percurso de vida para perceber como foi possível!
E percebi que, só para dar um exemplo, que o meu sucesso empresarial se deveu a inúmeras decisões isoladas, sem intenção aparente, mas que me levaram ao sucesso que tinha naquele momento. Vou explicar.
Para chegar a ter uma empresa com 200 trabalhadores e trabalhar em vários países europeus ao mesmo tempo e a faturar milhões. Eu…
Andei pelas Páginas Amarelas à procura de ideias de negócio… desisti de muitas pequenas empresas que tinha criado e que funcionavam… normalmente as empresas que não me servem… eu dou-as aos funcionários. Criei empresas de diferentes ramos de atividade para lidar com o desafio do desconhecido… umas vezes dei-me benzinho… outras dei-me muito mal! Umas vezes por culpa minha… outras vezes por culpas dos outros… fase da aprendizagem…
Decidi criar então uma empresa de construção. Uma empresa de construção é material pesado… na liga das empresas. A construção civil joga na primeira liga e como havia a possibilidade de jogar nas ligas Europeias… eu criei esta equipa… e consegui jogar nas ligas Europeias… só não cheguei à Champions porque veio a crise de 2008. Chega de Futebol.
O que importa é: “Ok… como é que se faz que uma empresa de construção civil consiga trabalhar na Alemanha? Se eu nem Inglês falo bem?”
Contratando pessoas que saibam falar alemão. Claro! E contratei? Claro! Contratar alguém que sabia falar alemão foi apenas umas das milhões de decisões que tomei… e que produziram os resultados que ia tendo.
Uma vez ao recrutar uma psicóloga para os recursos humanos, coloquei um anúncio e caíram 300 emails… numa leitura rápida… no meio daquela montanha de currículos, parei num… não sei porquê mas aquela psicóloga tinha qualquer coisa que me fez parar… Tinha nascido na Alemanha, era bilingue, falava alemão. Neste momento tínhamos muito trabalho em Espanha e nunca me passou pela cabeça ir para Alemanha, mas de todos os Cvs escolhi esta jovem para os recursos humanos.
Meses depois dela estar a trabalhar, ela começou a procurar no google informação que lhe tinha pedido, mas começou a procurar em alemão… dava-lhe mais jeito… e… começou-se a aperceber de oportunidades naquele país… depois França… e por aí fora.
Moral da história… foi sorte ter uma empresa de sucesso a trabalhar na Europa? Não! Foi um conjunto de decisões minhas que me levaram a esse resultado.
A grande questão é que eu nunca mais pensei nos objetivos que tinha traçado 13 anos antes! Mas cumpri-os todos.
Parecia que todas as minhas decisões iam no sentido de cumprir os objetivos traçados naquele dia mas juro-vos… eu até nem sou muito de obsessões nem de muito “trabalho”… as coisas para mim têm que ser simples e fluídas… Gosto muito do relaxamento. Nada de obstinação.
Mas o que aconteceu? Eu explico!
Este dia… também fez de mim o psicoterapeuta que sou hoje! Porque eu quis perceber a todo o custo, o que tinha acontecido! E percebi!
Eu naquele dia, aos 15 anos… programei a minha mente. Disse à minha mente o que é que era verdadeiramente importante para mim… cada lágrima vertida sobre aquele papel era um prego para a minha mente pregar… bem pregado, uma lista de objetivos a realizar… e só aquilo seria importante para mim… para eu ser feliz!
A partir desse dia todas as decisões e micro decisões… todas elas eram em prol daquela lista. Sem eu saber porquê, tudo o que eu fiz… foi para atingir aqueles objetivos… mesmo que eu não me apercebesse…
A vida continuou… e segui decidindo… micro “coisas”… passados mais 3 anos criava a Clínica da Mente… uma empresa que hoje é a maior do seu ramo em Portugal e que um dia trabalhará em vários países da Europa… Que me fará viajar pelo mundo e que me tornará o maior Hipnotista do mundo!… Já estava tudo escrito!
Esta coisa de ser o maior Hipnotista do mundo… já está de lado! Não quero ser hipnotista… com o tempo percebi que não era isso que o livro da história de ontem me ensinou e que me fez querer aquilo. “Aquele livro ensinou-me a ser uma boa pessoa e a ajudar os outros”, afinal era isso que eu deveria ter escrito no diário… mas vejam… apesar de ter escrito um objetivo errado… a minha mente levou-me a concretizar o objetivo certo!
#FiquemEmCasaPorMais2DiasQueAQuarentena
VaiAcabar
Comentários
Rita Rebotim
Sonhar faz tão bem!! É libertador! Querer é Poder!! Chorar…óh sou muito chorona..choro choro..libertador!! Creio q me identifico nesse texto..hummm mistério dos Deuses…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Rita Rebotim
Gosto • Responder
Jorge Jesus Fonseca
Gosto • Responder
Noelia Cabanita
Muito bom ! ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Graça Revez
Como sempre,mais uma linda história de vida, a sua, e realmente tem mesmo que ficar muito orgulhoso, pois aos 28 anos ser um empresário de sucesso, não é para todos, mas sim para os melhores, não o conheço pessoalmente, mas fico com muita vontade…
Parabéns e vamos ter que fazer uma petição, a quarentena pode acabar… Mas as histórias não ?
Gosto • Responder
3
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Graça Revez
Gosto • Responder
Ricardo Ramos
Grande Pedro Brás. Na minha opinião devias publicar estes textos num livro, seria sucesso garantido. Obrigado
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
São Bailote
Amei! Agora que se fez silêncio aqui em casa. Vou continuar a Ser feliz na companhia de um livro. Um tesouro que recebi de alguém ! Muito Especial. Boa noite! Até amanhã ❤️?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Mia DAguiar
Choraaaaaa! Que “quem não chora não mama”! Mt bom ????
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Cristina de Matos
Uma mente valiosa, que vem seguramente de valores que foi adquirindo e colocou as motivações aí. Um sítio certo?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Cristina de Matos
Grata pela sua partilha, vou acompanhar o mais possível
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
Puxa que história tão emotiva Dr.Pedro!
Eu que fácilmente choro ao ler esta sua história, uma lágrima caiu-me no canto do olho!
Sempre fui desde pequena uma pessoa muito sensivel e que se emociona fácilmente! Muitas vezes vivo os problemas dos outros e sofro com isso.
Mas tal como o Dr.Pedro diz ao chorar fico tão aliviada que parece que após chorar ganho mais Força para enfrentar tudo e todos!Quando vou às consultas na sua clínica choro tanto que às vezes até fico com peso na consciência de tantos lenços que gasto!?
Apropósito da Lei da Atração, antes de escrever esta minha história pensei duas vezes pois é uma história que mexe muito comigo mas ao mesmo tempo posso estar a ajudar e a dar força a outras pessoas que estão neste momento a passar pela mesma situação que passei nestes últimos meses.
Em dezembro o meu filho mais velho teve um acidente na aula de educação física e teve de ir para o hospital.Apos isso teve de ser internado para ser operado pois teve uma fractura osteocondoral no joelho.Ainda no internamento apos a operação teve febre e tosse e os medicos para ver o que se passava fizeram lhe um RX toraxico.Nesse mesmo dia estava eu no quarto com o meu filhote e entra uma médica a dar o resultado do RX, dizendo que era da oncologia pediatrica e que o meu filho tinha de fazer uma serie de exames pois tinha uma lesão fora do pulmão.Nao imaginam como fiquei!O chão parece que me tinha caído naquela altura!Eu fui para casa sozinha,sem forças e nem consegui conduzir.Nessa noite sozinha em casa só chorei e tudo de mau passou pela minha cabéça.Apos ter chorado muito no dia seguinte acordei mais calma e começei a pensar Deus não é assim tão mau comigo pois nada é por acaso.Se o meu filho não tivesse tido o acidente no joelho não tinham descoberto esta lesão.
Dentro de mim algo dizia que tinha que Acreditar que tudo ia ficar bem!
E assim foi após biopsia em janeiro, em fevereiro foi operado a um tumor na pleura que graças a Deus era um ganglio neuroma benígno.Tudo acabou bem mas na verdade se ele não tivesse tido o acidente no joelho daqui uns anos a situação teria sido muito mais grave!Isto tudo para dizer que tudo na vida tem um proposito e mais à frente vamos saber a razão pela qual tivemos de sofrer tanto naquele momento.Mas se Acreditarmos que tudo vai ficar bem tudo se torna mais fácil?
Que mais posso dizer de si Dr.Pedro?
O Sonho comanda a Vida!
A razão do seu Grande Sucesso na Vida devesse sem dúvida ao seu Enorme coração em querer ajudar os outros, à sua Grande Força de Vontade e Persistência e além disso à sua Mente que Acredita que tudo é possível se nós confiarmos em nós próprios e nas nossas capacidades!Beijinhos e Boa noite??
Gosto • Responder
3
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
É realmente um grande ser humano ?
… tanta coisa já lhe disse que começo a ficar sem palavras, apenas cada vez mais comovida e a continuar a ser sua grande fã ❤️
Quem disse qua a Clínica da Mente ainda não faz consultas além fronteiras???
Está a esquecer-se de algum paciente ?
Obrigada por tudo o que fez por mim e pela minha família ?
Bem haja ?
Gosto • Responder
1
Maria Goretti Lima
Muito bom!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Paula Coelho
Estive a ler esta história ontem no seu livro. Parabéns ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Fantastico…mais um ensinamento e conselho para todos,quantos queiram reter informacao…por partes,quanto aos 15 de idade,o Pedro inclinou a tristeza e vontade propria para um caminho assertivo,nem todos os adolescentes,atraves da indignacao ou revolta,tomam a direccao certa,infelizmente…nao se compara sequer,evolucao de tempo e condutas,miudo de 15 anos estudar fora,hoje em dia,…e depois nao e questao de sorte,e a vontade ser maior do que o risco,Pedro e inteligente,soube agarrar oportunidades,como ser assertivo e dinamico,influenciador,e ambicioso o qb,para que hoje possa ser um exemplo aos demais menos confiantes,gordinnhos,tristonhos,etc…de que todos devemos chorar para libertacao e emancipacao e coragem para correr atras dos sonhos porque desde que creias muito,alcancas…gostei muito…beijinho Pedro…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
1
Maria Costa
?????
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
Fernanda dos Reis
Adorei…suas histórias fazem me viajar no passado que foi bastante dificil para mim mas que hoje recordo com muitas saudades ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Alves
Mais um texto fantástico ? admiro como aos 15 anos transformou as suas fragilidades em força e determinação. É uma história inspiradora, gratidão ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Lia Santos
Um Bom Dia ?
Que Bom é ler o seu percurso de vida profissional… Hoje mais uma história incrível!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Maria Brás
Mais um texto de quarentena muito bom!
Mas penso saber também o que contribuiu para essa tua tristeza aos 15 anos, era estares longe de uma “criatura” incrível de 5 anos.. diz lá a verdade!!! ❤️
Muito orgulho em ti!!
Gosto • Responder
4
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Katy Mateus
Parabéns pelo seu testemunho de vida ?
A Lei da Atração: o CM ??
O Dr. Pedro Brás é realmente um grande ser humano ?
… tanta coisa já lhe disse que começo a ficar sem palavras, apenas cada vez mais comovida e a continuar a ser sua grande fã ❤️
Já agora, não percebi uma coisa… quem disse qua a Clínica da Mente ainda não faz consultas além fronteiras???
Está a esquecer-se de algum paciente ?
Obrigada por tudo o que fez por mim e pela minha família ?
Bem haja ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Gosto • Responder