Estou muito contente por saber que gostam das Quarentenas. Escrever para mim é um exercício doloroso…
Estou muito contente por saber que gostam das Quarentenas. Escrever para mim é um exercício doloroso… No entanto, gosto de o fazer… ou antes, gosto de o ter feito… porque só sinto prazer quando acabo os textos… e não é só este… todos…
Como sofro bastante a escrever… só o faço nas últimas das últimas… começo a escrever às 22:30h… para um minuto antes da meia noite publicar… Um dia destes faltava um minuto e publiquei um texto ainda não revisto… estava ainda com muitos erros…, mas publiquei… depois de publicar é que o corrigi… por isso peço desculpa às 10 pessoas que o leram quentinho a sair do forno… porque levaram ainda com umas partes cruas!
Já falamos da procrastinação… e o melhor remédio para fazermos as coisas, é quando já não temos alternativa… e aí mexemo-nos…
Isto de contar histórias verdadeiras tem um problema… acabam! Se fossem inventadas… uiii ainda estava a começar… agora verdadeiras… e ainda por cima com algum interesse… é um bem escasso, como se diz na economia…
Hoje percebi porque é que ando mais cansado. É por causa do tempo. Não sei como é nas vossas terras, mas por aqui já chove há 20 dias! E não é que queira ir para a praia…, mas um pouco de sol… não fazia mal nenhum aos ânimos…
Hoje tive a ver os meus amigos do Facebook, são quase 5.000… e tenho muitos pedidos por aceitar… o que é que acontece?… a minha cara deve estar bem cotada no Facebook e devo aparecer muitas vezes nas sugestões de amizade de muita gente… e … muitas pessoas que tenho como amigo não fazem a mínima ideia de quem eu sou, apenas pediram para os adicionar e como este perfil é publico eu vou adicionando… só que agora já não posso adicionar os meus amigos… pessoas que de facto conheço…
Por isso… hoje andei a pesquisar caras que não conheço… que nunca interagiram comigo… para os libertar da minha amizade! Eu com 5.000 Amigos! Para que sou amigo de outro com mais 5.000 amigos? nunca na vida nos vamos cruzar… por isso é melhor desamigar-nos!
Destes 5000 só umas 2000 pessoas algum dia se cruzaram comigo, nem que seja em ambiente online, e que muito me lisonjeiam com esta ligação.
Nisto… reparei que tenho amigos no Facebook, que de facto são mesmo meus amigos na vida real! Pessoas que conheço desde miúdo… pessoas fantásticas que conheci ao longo da juventude… da vida adulta… e que apenas estão ali… nos quadradinhos do Facebook.
Fiquei um pouco triste… andamos toda a vida a arranjar amigos… e não cultivamos as amizades que já temos…
É como se nos fôssemos esquecendo deles… o tempo vai passando … as nossas estradas não se cruzam…. A busca de novos amigos rouba-nos tempo… e… o tempo vai passando…
Caramba! Nestes 5.000 Amigos eu devo ter umas 300 fotografias que representam pessoas brutais… fabulosas que me fazem tão bem, mas que o tempo mas levou… e eu sei que elas estão lá…, mas elas também estão sem tempo para as fotografias que representam pessoas brutais… que o tempo as levou…
Chii… custa tanto arranjar novos amigos… e tão pouco a alimentar as grandes amizades de sempre.
Um telefonema:
– “Eh rapaz? Que é feito de ti? Como estão os teus filhos, e a tua esposa? Como estás a passar esta Quarentena?”
Nunca mais quero dizer a um verdadeiro amigo “Amigo, um dia vais lá a casa almoçar!” Isto é uma treta! Isto é conversa tóxica… que envenenam as relações… qual dia… qual quê! Temos é que marcar um dia na agenda!
– “Diz lá um dia para ir lá a casa almoçar!”
– “Dia 15 do próximo mês?”
– “Combinado!”
Depois se não der marca-se outra data…
Quando dizemos “um dia…” estamos a deixar que o tempo nos leve essas amizades… as pessoas que nos conhecem!… que nos fazem bem… porque esse dia nunca chegará!
Queridos 300 amigos que estão nas fotografias do Facebook… é óbvio que não posso marcar uma data para todos virem cá a casa… era divórcio na certa…, mas quando a quarentena acabar… vamos fazer almoços de tropa…
Bem… não andámos na tropa… eu fiquei na reserva… a colheita de 1976 ficou de reserva… era de um bom ano… tipo vintage…
Mas podemos fazer jantares temáticos do género… Uma jantarada de Pica no Chão… com os gestores de Seguros…, mas não é para qualquer dia… é para o dia 24 de julho… não vou dizer o ano porque não sei quando a polícia vai deixar…
Vamos comer uma Posta a Alvarenga com os 10 amigos fantásticos que tenho em Nespereira dia 13 de setembro.
Vamos fazer um passeio de todo terreno com a malta da infância… dia 30 de outubro.
Caramba… é muito mais fácil.
Tem algum jeito… eu não conhecer os filhos de muitos amigos intemporais que tenho e eles não conhecerem os meus? É que a minha filha já tem 17 anos… e muitos fantásticos amigos que sei que tenho… só a viram em bebé!
… Ah.. mas não vamos falar hoje com a malta porque como estamos em quarentena.. não dá para nos encontrarmos… PANFLETOS! Leram a história dos panfletos!
Quem seguir este conselho tome nota de uma coisa: às vezes nós consideramos muito determinadas pessoas… para nós elas são nossas amigas… mas o tempo passa… as pessoas mudam… e às vezes nós deixamos de representar “coisas” boas para elas… deixam de querer estar connosco… e não há problema isso… acontece… é a vida… tudo muda…
Por isso, quando perguntarem a alguém:
– “É pá… há tanto tempo que não te via…Vamos marcar um almoço para o próximo fim de semana?” e
E se esses “amigos” responderem…
– “É pá… amigo… não sei o que tenho que fazer esse fim de semana… depois ligo-te”
…. e se não ligar… temos que os deixar ir… são boas pessoas na mesma, mas não estão ligadas a nós como nós a eles… acontece…
Recordem-se da Felicidade que é estarmos com velhos amigos… estes almoços temáticos são verdadeiros regressos ao passado!
#FiquemEmCasaÁEsperaDoSolEliguemAosVossos
Amigos
PS: quem quiser ser meu amigo à séria no Facebook envie-me o pedido e uma mensagem, assim vou saber que não clicaram na minha foto por engano!
Comentários
Ana Cristina de Matos
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Cristina de Matos
Gosto • Responder
Mia DAguiar
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Noelia Cabanita
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Noelia Cabanita
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Lia Santos
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rosa Almeida
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Gita da Silva
Amigos de verdade, são amigos para senpre. Não há distância, não há desculpas. ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Salete Ferreira
Acho que eu não tenho verdadeiros amigos.?
Gosto • Responder
1
Rosinha Serre
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Rosinha Serre
Gosto • Responder
2
Borges Benedita
É uma realidade, a gente segue caminhos diferentes e depois deixa de ter contactos com esses amigos.. mas eu quando por um acaso os encontro no Facebook, fico feliz embora nunca mais tenha a mesma ligação … tudo muda a gente segue rumos diferentes !! Obrigada por mais uma linda história ?❤️
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Borges Benedita
Gosto • Responder
Cláudio Semblano de Oliveira
Se eu for um dos 10…’bora lá.
Grande abraço!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Belisa Lemos
Esta coisa de começares a escrever as dez e acabares a meia noite não é bonito, porque se quero ler um texto fresquinho adormeço lá para as tantas ? as vezes aterro, outras vezes leio de madrugada, faz-me companhia nas insónias ou então logo de manhã quando ainda não tenho o “radio”a dizer, “oh mãe,mãe? Oh mãe mae? ???? Isto do confinamento não é fácil ??? beijinhos amiguinho, encontramo-nos amanhã quem sabe a mesma hora ??
Gosto • Responder
1
Ines Pereira
Gosto • Responder
2
Belisa Lemos
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Belisa Lemos
Gosto • Responder
3
Rita Rebotim
?????❤️
Gosto • Responder
1
Cidália Beleza
Dr Pedro, de facto não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente??, mas quem sabe…
O Dr, tem uma filha com 17 anos, eu tenho um filho com 19?, e outro com 16?.
Sendo o Dr de Cinfães, eu sou natural de Castelo de Paiva vai que os nossos filhos se cruzem por aí…
O mundo dá muitas voltas??
Estou a brincar, mas se tivesse que ser?
Gosto do que escreve, pois identifico me bastante com certas situações, por isso se quiser continuar meu amigo, faço todo o gosto??
Obrigado ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Cidália Beleza
Logo, logo ela apresenta lhe o seu genro?
Bom dia? e fique bem.
E já agora obrigado pelas suas quarentenas.
Falando a sério é muito gratificante chegar a cama pegar no telemóvel e saber que temos ali algo que um (amigo) se dispôs a escrever para nós, para nos rirmos, para refletir mos, e ver que afinal o Dr. Pedro Brás é um ser humano como todos nós…
Já teve momentos bons outros nem tanto mas sempre lutou pelos seus objectivos, e isso é que fez de si a pessoa atenciosa que é.
Vá, tudo de bom para si e sua família ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Dr.Pedro cada vez que escreve uma história, mais me fascina com a sua capacidade de nos dar um ensinamento de vida!
Meu Deus esta história parece que foi escrita para me dar uma Lição de Vida!Muitas vezes pensamos que temos Verdadeiros Amigos mas na realidade só quando precisamos deles é que vemos que na verdade são poucos os amigos que ficam do nosso lado.
Por isso é que se diz que Verdadeiras Amizades se contam pelos dedos da nossa mão!
Uma das coisas que digo no meu testemunho que fiz na sua Clínica é Pura Verdade!Jurei para mim mesma que no Futuro só serei Amiga de pessoas que eu realmente sinta que gostam de estar comigo! Acima de tudo nunca devemos criar muitas expectativas com as amizades para não sofrermos tanto!
O Dr.Pedro ensinou-nos uma boa maneira para ver se realmente as pessoas querem ou não a nossa Amizade!Obrigada?
Beijinhos e Boa noite???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Gosto • Responder
Teresa Leonardo Fernandes
Não é engano! É gostar mesmo.
Abraço.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
São Bailote
Eu não foi por foto. Sabia bem quem é ! À muitos anos sempre que posso o sigo. Atrás da televisão. Um dia aconteceu. Fiquei muito feliz por ser aceite. Obrigada por essa bênção. Gosto muito de si ! Boa noite ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Luisa Taveira
Este texto dá para reflectir quem são os amigos do face… E os AMIGOS beijinhos ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Luisa Taveira
Gosto • Responder
Margarida Pires
Muitos parabéns Dr. Pedro pela arte de tanto nos ensinar através das suas quarentenas. Não o conheço pessoalmente, mas através delas parece que somos amigos de longa data, isto é sabe me bem ler os seus textos, tal como os amigos fazem nos bem e/ou querem o nosso melhor. Desde já fica o convite marcado para dia 26 de julho na praia da Pegada Albufeira do Azibo, com a temática homenagem ao Avós…. não ainda não sou avó?, mas é grupo da qual tenho o maior carinho. Beijinhos e muito obrigada.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Margarida Pires
Gosto • Responder
Monica Luz Ramos
Bom dia Dr. Pedro Brás. Somos desconhecidos mas eu “conheci-o” numa partilha que a Rosa Angélico fez de um dos seus textos das quarentenas. A partir desse dia ler as quarentenas passou a fazer parte da minha rotina matinal. Grata pelas partilhas
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Patrícia Barbêdo
Desculpa…eu ainda sou de sorriso fácil!!! Mas concordo contigo e tenho-te acompanhado bem de perto!!! Adoro ver os meus amigos prosperar!!! E sim, para mim és um daqueles com quem tenho recordações boas da minha infância/adolescência!!!?
Claro que me quero manter aqui por perto, acredites ou não, nos bons e menos bons momentos!!!???
Beijinhos enormes para ti e todos os teus!!!?
Ah…e marca lá a reunião/almoço de amigos, estarei lá!!!…?
Entretanto, aqui tem estado sol e nem assim penso muito diferente de ti…é mesmo a nostalgia que a quarentena fomenta!!!????
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Patrícia Barbêdo
Praia de Odeceixe!!!?
Gosto • Responder
Paula Coelho
Dou muito valor à Amizade, mas infelizmente é coisa que muitas pessoas não sabem o que isso significa. Bjnho e obrigado por me permitir ser amiga mesmo que online. Bjnho
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Elisa Costa
Olá bom dia…bonito texto.
Falando de amizade no face à os bons amigos sim sem duvida ,mas também á aqueles que quando estamos com eles pessoalmente mal nos falam (esses para mim não são os verdadeiros amigos são conhecidos) á que cuidar dos bons amigos.Quando se está assim tão longe do nosso Portugal ,da nossa família e dos nossos amigos sabe tão bem receber uma simples mensagem … Já agora para mim vou lembrar sempre do Pedro de Cinfães aonde me fez os convites para o meu casamento…
Até um dia destes .
Tudo de bom na vida.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Elisa Costa
Agora lendo a resposta tem lógica sim ….
Estou na Suíça.
Obrigado mais uma vez pelas palavras.
Tudo de bom
Gosto • Responder
1
Jorge Jesus Fonseca
Bom dia amigo Pedro é esses convívios que precisamos para encontrarmos amigos que já não vemos há muito tempo abraço
Gosto • Responder
1
Joaninha Sousa
Bom dia Dr. Pedro Brás,
Não nos conhecemos pessoalmente mas a quarentena fez com o encontrasse no FB por acaso.
Sou cliente da Clinica da Mente de Coimbra. Tenho muito a agradecer à Dra. Catarina Fernandes, minha psicoterapeuta, minha Amiga do coração, a quem agradeço muito tudo o que fez por mim e continua a fazer. Ao Dr. Pedro Brás espero um dia poder conhecê-lo pessoalmente, para poder mostrar o meu sorriso!
Obrigada pelo textos da quarentena, revi muitas passagens da minha vida em alguns.
Sejamos sempre felizes.
Gosto • Responder
2
Catarina Fernandes
Sempre aqui..!
Um grande beijinho.?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Olga Quintina
Estamos sempre a aprender o Doutor Pedro Brás nos fáz compreender que as amisades sao boas , más, tóxicas,, inuteis , fantasmas , ( de toda a sorte) pensso que a dificuldade maior é saber guardar as verdadeiras e tambem aquelas que nos fasem sentir nos bem, essas sao preçiosas … Doutor Pedro Brás ( grande obrigado) pela sua amizade pois mesmo canssado ainda nos ajuda ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Maria Ofélia Jorge
Eu não sei se sou uma amiga virtual o que sei é que o Pedro apareceu na minha pagina e que Gosto do que escreve e como descreve .Nesta altura sabe bem lêr algo que por vezes até parece que foi escrito por nós. Não me exclua porque sou uma VERDADEIRA seguidora.Fique bem.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Manuel Vieira
Bom dia dr. Pedro, é a primeira vez que o trato assim. Conheci o pequeno, e ainda jovem vendeu e instalou um computador para meu filho Fábio. Estou feliz pelo seu trajeto, que acompanho através de seu pai. No verão estive na quinta Barreiros a almoçar. Gostaria de o rever. Portanto marque na sua agenda um fim de semana Nazare. Cá k espero… Com todo o gosto. Abraço amigo
Gosto • Responder
Beto Lopes
Muitos parabéns Pedro Brás
Gosto • Responder
Lúcia Elena De Oliveira
Bom dia amigo! Muita fé em Deus nessa luta contra o clov19
Gosto • Responder
Mariado Castelo Bá
Tão importante esta mensagem! É isso tudo, sobre os amigos. Há pessoas que precisam muito desta mensagem.
Escreves bem, escreves claro. Parabéns!
Gosto • Responder
Ilda Bras
Excelente texto, É verdade tudo o que diz,mas se quiser vir a Trás-Os-Montes a comer umas boas alheiras está convidado !!!! Agora sobre os amigos e amizades é tudo muito lindo enquanto uns não precisarem de outros!!! Pelo valor dos teus bens. Saberás o número de amigos que tens.Se és pobre e vives mal, todos fogem de ti como um marginal.Se tiveres a desgraça de caíres doente Conhecerás melhor o amigo e o parente.A um pé- descalço todos o pisam, A sorte grande bafeja quase sempre os que não precisam. Se te sentires velho e com pouca saúde, Haverá mais quem te empurre do que quem te ajude….. Uma boa tarde Dr Pedro e muitos Parabéns e cuide-se não saia de casa bjs..
Gosto • Responder
1
João Costa Menezes
Gosto • Responder
1
Gloria Ferreira
Há amigos e Amigos! O Facebook é muito virtual mas infelizmente hoje em dia com o rumo da vida também aproxima aqueles a quem a vida dispersa sem querer ?
Mas a história das jantaradas parece-me muito bem ?
Gosto • Responder
João Costa Menezes
❤️ Lindo!
Gosto • Responder
Manuela Faria
Sr. Dr. Quero continuar a ler as suas crónicas ??
Gosto • Responder
Cláudia Luciano
Encontrei-o por acaso no FB…ou melhor agora acredito não ter sido por acaso…aliás acho que nada na vida é por acaso.
Desesperada à procura de respostas para lidar com uma depressão de um famíliar próximo encontrei-o ?.
Desde aí tem alimentado o meu sorriso na leitura dos seus textos tão genuínos e autênticos. Também ao ler o que escreve me tem levado a repensar na vida e a sentir cheiros e memórias que se encontravam ocultas.
Trabalho para que o meu familiar o consulte na clinica mas até agora sem sucesso. Mas vou conseguir ?.
Bem haja pelas partilhas que tanto me alimentam a alma.
Obrigada!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Andreia Rodrigues
Amigos do face? Mt poucos. Mais conhecidos e mesmo assim quando passam por nós na rua não nos conhecem. Fazem de conta. Não é o nosso caso, mas infelizmente é triste porque muitas das vezes até ajudaste aquele e aquela sem pedir nada em troca, mas apenas um olá acho que ficava bem. Beijinhos e estou adorar. Continua.?❤️?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Conceição Resende
Dr Pedro Brás para começar gostei muito do texto? Quero agradecer ter aceite a minha amizade mesmo sendo online. Mas garanto que não foi pela sua foto de perfil ( com todo respeito até é bonita) mas sim pelas quarentenas que comecei a ler e gostei…
Mesmo assim fui pesquisar quem era Dr Pedro Brás e fiquei fã ? Obrigada beijinho.
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Camila Antunes
Adorei, essa não foi pela sua foto de perfil, lol
Gosto • Responder
2
Céu da Rosa
Parabéns por suas quarentenas boas lembranças gosto muito ,leio-todas me faz rir ,passo um bom momento obrigada
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Fernanda Paixão
Gosto • Responder
Fernanda Paixão
Gostaria de continuar a amizade, pois gosto dos textos. Obrigado
Gosto • Responder
Susete Rebêlo
Gostei muito do texto, tal como todos os outros que tenho lido. Nunca nos cruzámos pessoalmente, trocámos uma ou duas mensagens por causa de um problema de um familiar meu que sofre (síndrome de Charles Bonnet). Obrigada pela sua amizade mesmo que virtual ?
Gosto • Responder