Logo agora que estava tudo a correr tão bem!
Logo agora que estava tudo a correr tão bem!
30 dias… hoje a crónica vai ser só para os mais fortes. Não mostrem isto a crianças e a pessoas mais sensíveis… e não estou a brincar!
O que eu acho é que este mês vai ser mais duro… bem… mas antes de o texto apertar… vamos contar mais uma história…
Corria o ano de 2008 no dia 15 de setembro… faliu um banco americano! Oh… o que é que isso interessa? Eles merecem é ir mesmo à falência… gatunos…
Bom… o problema é que este banco era o Lehman Brothers um dos maiores bancos do mundo… mas lá dentro… era uma roubalheira… isso faz parte da história e não vamos falar mais sobre isso.
Pedro Brás, um jovem em Portugal… com os seus empreendimentos pequenitos… não queria saber nada disso… nesse dia, acho que nenhum empresário português se importou com isso…
2 a 3 semanas depois… e recebi um convite, em papel de convite de casamento… Sabem aqueles todos bonitos de um banco espanhol o BBVA, para um encontro no Europarque da Feira, onde estariam os melhores clientes do banco em Portugal… chiii… inchei de importância… se calhar ainda vou receber um prémio… ou melhor ainda, se calhar com a economia a andar tão bem, as empresas com tantas encomendas… o Banco chamou os melhores para uma festa e vai dizer que vão abrir o crédito para todos e que todos podem gastar à vontade…
Cheguei ao Europarque… Estavam mais de 1.000 pessoas, todos empresários e estavam todos contentes como eu… acho…
Copinho de vinho à chegada… tostinhas… estava tudo a correr bem! A minha gestora de conta veio ter comigo… apresentou-me a um diretor nacional do banco… ótimo… Venha de lá o dinheiro!
Sentei-me no auditório e quem começou a falar foi o economista chefe do banco… O tipo que guarda o dinheiro!
“Caros senhores… obrigado por terem vindo… temos muito orgulho em vos ter como clientes”. Pensei: ”É agora… Vão abrir os cordões à bolsa!”
Continuou: “Como sabem o banco americano Lehman Brothers faliu há 15 dias… e o mundo vai entrar na maior crise económica desde 1929…” What? Lehman quê?? E o dinheiro?”
“… nesta conjetura… o BBVA quer avisar-vos para os terríveis tempos que aí vêm… avisar-vos para as dificuldades de crédito que irão surgir nos mercados mundiais e isso vai-se repercutir e muito no dia a dia das empresas…”
Não posso!… quer dizer… convites de casamento… tostinhas… para nos dizerem que tudo vai correr mal… só podem estar a gozar comigo… e perdi eu uma tarde para ouvir isto!
Fui para a empresa a pensar na loucura que me tinha acontecido… estes espanhóis são mesmo loucos, algum dia se viu? Pedi ao diretor financeiro da minha empresa: “Esquece o BBVA, eles estão a falir e estão cheios de medo de um banco qualquer nas américas, vamos só trabalhar com o BES! HIhihihi!
A vida continua… mas parou logo à frente… passados mais 15 dias comecei a receber recusas de crédito sob os meus principais clientes europeus… Empresas grandes a nível europeu ficaram sem crédito no prazo de 2 dias… não eram as empresas que estavam mal… eram os bancos dessas empresas… de um dia para o outro fiquei sem clientes internacionais que nesta empresa em particular representavam 100% da faturação.
Numa semana, todos os nossos contratos foram cancelados porque os nossos clientes não tinham crédito para pagar… despedi centenas de pessoas e tive de fechar a empresa… Foi brutal!
Em 2009, por causa desta história, o mundo assistiu a uma crise sem precedentes que atirou milhões de empresas para a falência em todo o mundo, milhões de pessoas ficaram desempregadas… Uma crise que começou num dia certo… que ninguém imaginava sequer poder acontecer…
Dizia-se na altura: Os bancos são grandes demais para falirem!
Voltamos à história do BBVA – O banco espanhol que se passou da cabeça… Eles queriam ajudar! Provavelmente 40% das pessoas que estavam naquela sala, faliram…
Quem te avisa… teu amigo é!
Eu gostei daquela mensagem? Claro que não… Não queria acreditar… e não acreditei…
Mas… as verdades têm de ser ditas…
É muito difícil percebermos se a mensagem que nos passam é puro pessimismo ou se são avisos realistas… é muito difícil.
Acho que isto se vai complicar! Vamos lá ver:
Passaram 30 dias, um mês em que estivemos muito preocupados com o vírus, com as mortes, etc… Estivemos em choque com isto… alguns até acham piada à situação… estarmos todos juntos em casa! Até é giro… isto porque tínhamos tirado férias há 8 meses… já precisávamos de descansar… mas…
Com os números da epidemia a descer… a preocupação sanitária sai dos telejornais e entra… a crise económica para o nosso dia a dia! E se o vírus não calha a todos e mesmo se calhar nem todos sofrem muito com a crise económica que aí vem… as coisas vão ser muito diferentes. Calha a todos e todos vão sofrer muito!
A Europa não se entende! Os governos estão a tentar não gastar muito… na verdade não têm dinheiro… Só que as empresa também não!
Devemos estar preparadas para o choque de informação que vamos receber! Tudo parecerá o caos… falências… desempregos… vai acontecer!
Caramba, Pedro Brás… andas há 30 dias a pregar que tudo vai ficar bem! Que estamos todos juntos… honestidade para frente e para trás… futuro e passado… E afinal és um pessimista!
Não… Não sou… sou um extremo Otimista! Apenas a vida ensinou-me que devemos estar preparados para os embates e ter tempo para colocar os cintos de segurança!
No dia em que se soube do vírus na China… se tivéssemos previsto o pior… ou seja, o que aconteceu… tínhamos proibido todas as viagens à China… e fechado todas as fronteiras logo em Janeiro ou mesmo em Fevereiro.
O que fizemos? Ah… nada disso… os tipos da China são uns obtusos… onde se viu fechar uma cidade inteira… são malucos…
O que fizemos mais? Como ninguém acreditava neste cenário todos os países esperaram ter casos positivos para tomarem medidas! Estavam todos a ver se não nos calhava a nós! Ninguém acreditou num cenário de catástrofe. Ninguém colocou um cinto de segurança…
Então agora… está na hora de pensarmos no embate económico que vamos ter… com tempo, para colocar os cintos… vamos bater na mesma… vai doer… mas pelo menos estamos preparados!
Mas vai ficar tudo bem? VAI… #VAIFICARTUDOBEM
Mas… antes de ficar tudo bem, vai piorar!
Que rica crónica! Pois é! Hoje sou o vosso BBVA… não quero ser o vosso FMI!
E então o que podemos fazer? Pouco, isto não depende de nós individualmente… só temos que manter o nosso estado de espírito leve… forte e pronto para reagir à turbulência! Vamos vencer… vamos chegar todos juntos… mas vai demorar…
Por isso peço-vos que criem uma rede social forte, com a vossa família, amigos, colegas e… segurem-se uns aos outros… não deixem ninguém cair… podemos estar a sofrer… mas se nos conseguirmos levantar… que seja para agarrar o desconhecido que estiver ao nosso lado! Esse que está a cair ao vosso lado… não é um desconhecido, é uma pessoa como nós seremos para alguém que nos irá ajudar também…
Este problema não é individual… um sozinho não se pode ajudar nem ajudar ninguém… só se nos agarrarmos a todos conseguiremos!
Espero que os nossos líderes tenham a sabedoria para nos conduzir por águas menos turbulentas…
Já aqui tenho falado sobre as mudanças, de facto, esta crise nada mais é do que uma mudança! O problema é que estávamos bem… e vamos ficar diferentes… no final ficaremos bem novamente… porquê? Porque a mudança só acaba quando estivermos numa posição melhor que a inicial.
Nesta crónica… falei-vos, em tom divertido de uma história de há 12 anos… poucas são as pessoas que hoje estão mal por causa disso… Mas houve em Portugal, milhares de falências… centenas de milhares de desempregados… projetos brutais que morreram… todos viram reduzidos os seus salários… aumentos brutais de impostos… foram 5 anos de uma mudança dolorosa… mas?
Mas FICOU TUDO BEM! Tão bem que agora estamos todos receosos de perder o que tínhamos há 2 meses.
Tanta gente, como eu, que há dois meses estava bem… com projetos a funcionarem muito bem… que a vida estava como nunca … e que … há 12 anos perderam tudo!
Daqui a 12 anos …
Não foi fácil decidir escrever isto… mas ontem naquela reunião que tive… abordei a fundo o tema da honestidade com as pessoas… o que lhes dizer em tempos de crise! E a verdade… a verdade fica sempre bem! Magoa? Sim… mas menos que a mentira!
Hoje senti que trazer-vos esta mensagem foi como um agradecimento ao BBVA… Podia ter falado de outra coisa? Claro… tenho muito que dizer ainda!
Claro que esta é apenas a minha visão… pode ser que nada corra como aqui disse…
RELAXEM… #EstamosTodosJuntos e #TudoVaiCorrerBem
Estas duas Hashtags, apesar deste cenário que tracei, são verdadeiras… estamos a viver HISTÓRIA… uma história que vai para “aquele” livro de história… “Aquele” que começa com os dinossauros… e que não acabará com o CoVID19…
Estou há 10 minutos a olhar para o texto a pensar que ainda tenho tempo de escrever outro… Naaaa! Vai ser mesmo este! Porque no fundo o que quero passar é uma mensagem de confiança… uma confiança que perdure no tempo da turbulência! Uma confiança que não se abale às primeiras notícias de “chatices” económicas. E as pessoas só aguentarão se forem resilientes… se não se sentirem desiludidas e apanhadas desprevenidas.
Eu estou otimista e sou verdadeiro comigo mesmo quando digo:
VAI CORRER TUDO BEM… mas sei que TUDO VAI MUDAR! Na crónica do dia 197 já saberemos como mudou!
Relaxem… terão tempo… ainda falta muito para a crónica número 197… até lá aproveitem a vossa saúde… aproveitem as pessoas que vos rodeiam… Deem o vosso melhor cada dia, enfrentando com as vossas melhores forças e recursos todas as adversidades com que se deparem… Não há super-heróis! Ninguém nos exige que sejam super-heróis…
O futuro chegará… quer se queira ou não… por isso não percam tempo agora com medo dele… porque… no fundo… o futuro não existe… só o presente!
Até amanhã!
#FicaEmCasaAmudançaComeçou
#JuntaForçasESeguraQuemEstiverATeuLado
Comentários
Alexandra Sousa Silva
???, Até amanhã .
Concordo a verdade é sempre o melhor!!!!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Mia DAguiar
Sou sempre a favor de uma verdade gélida em detrimento de uma mentira morna. ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Graça Lopez
Grande verdade o futuro é sempre feito do passado como temos este presente !!!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Graça Lopez
Gosto • Responder
Graça Revez
Eu penso assim, perfiro saber sempre a verdade, custa ouvir, mas temos tempo para nos preparar, e depois da pandemia, o que nos espera a seguir também não é nada bom?
Vamos ter uma fatura muito grande que todos vamos ter que pagar:….
Eu tento pensar, vai ficar tudo bem mas, vamos ver como, muita coisa vai mudar!!!
Bem como sempre mais uma lição de vida ?
Obrigado até amanhã ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Gloria Ferreira
A verdade sempre! A fatura vai ser dolorosa mas, temos que ser positivos. Esperemos tudo isto nos torne melhores pessoas ???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Susana Alves
Um texto com clareza e honestidade, mas também com uma mensagem de esperança e otimismo que é bem preciso nestes tempos difíceis, muito bom ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Celina Pereira
Nem sei o que dizer!!! Amanhã será outro dia e pode ser que nos traga uma réstia de esperança!!! Mas sabemos que não vai ser fácil. ??? Até amanhã.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Celina Pereira
Gosto • Responder
São Bailote
Um estrondo! Cheio de sabedoria. Palavras que me alimentam! De confiança verdade é segurança para o futuro. Bem haja! Pela força! Boa noite ✨
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
São Bailote
Gosto • Responder
1
Celia Antunes
Bem a verdade dói..o otimismo melhora, mas uma pequena dose de pessimismo também nos coloca em alerta.. Todos temos dias bons e maus, contudo entendo que é nos bons que recarregamos as baterias.. . Muitas vezes vivemos em função do que foi..e a cada dia tudo muda, nunca nada volta a repetir-se de forma igual..vejamos como um inimigo invisível transformou o nossos dias.. o futuro em nada voltará ao passado..e..dúvidas ..torna-se especialmente difícil viver o ‘ agora’..mas em termos económicos ninguém dá nada a ninguém..nós precisamos de rendimento, os bancos e as empresas de lucro e o Estado de receita que provêm dos impostos..e como isto vai ficar? Não precisamos de ter formação em Contabilidade ou Finanças para perceber… os que têm reservas quer pessoais , quer os países ditos ricos, será mais fácil até porque dentro desta pandemia não tarda que o fator económico prevaleça..e vamos todos tentar voltar á normalidade..mas a questão é ..o que será a normalidade?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Celia Antunes
Gosto • Responder
Ana Paula Aniceto
Nao esta facil a clausura ,sabemos nao e somente a saude que nos ameaça…e o impacto economico acrescido…mas acho precoce,lançar pessoas para a rua quando sabemos que o inimigo acalmou,precisamente porque nos fechamos…corremos novamente altos riscos em prol da economia…ja mudaram o discurso e sua direcçao…enfim…vigia e cuidado ao rubro…boa noite…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
HM Magalhaes
SÓ SEI QUE A ÚNICA COISA QUE PODEMOS VIVER É O HOJE. NÃO ESQUEÇAS O PASSADO VIVE O PRESENTE E LUTA PELO FUTURO. TU PODES FAZER A DIFERENÇA SE ENCARARES O MOMENTO QUE ESTÁS A VIVER AGORA E NO MOMENTO. VIVE HOJE COM ESPERANÇA POIS O AMANHÃ VAI SER VIVIDO INTENSAMENTE COM MUITA GARRA DOR LÁGRIMAS LUTAS CONQUISTAS PERDAS DESILUSÕES E ESPERANÇAS. VIVE HOJE PARA VIVERES AMANHA
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Susana Casal Duarte
A Verdade doi sempre mas serve para nos mudar e nos fortalecer.
Eu própria já tenho à algum tempo esse precentimento que vamos ficar no meio de uma enorme crise.Mas se sobrevivi à crise de 12 anos atrás tb sobrevivo a esta.Eu desde que me licenciei à 25 anos atrás já estive desempregada 4 vezes.Não foi nada fácil mas sempre me consegui levantar!
Obrigada pelo seu aviso e pela força que nos está a dar Dr.Pedro.Beijinhos???
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
✍ a quarenta de hoje… a 30° quarentena saiu mais cedo do que o habitual. Algo me diz que a 30° quarentena, já estava escrita há já uns dias, conhecendo eu o escritor das mesmas, (como se já há longos anos, embora não conhecendo a sua história de vida “tão atribulada”), desde o dia que tive o privilégio de o conhecer pessoalmente. Talvez por ter recebido tanta informação, sobre a realidade e conselhos realistas e acertivos, talvez..
Estava ansiosa por esta quarentena, não por ser tão difícil de recolher toda esta informação “tão pessimista e tão realista” mas tão bem redigida e com uma mensagem de preocupação e preparação para os mais desprevenidos…
Sim, vai levar tempo, mas com os seus conselhos e palavras de esperança, nas quarentenas que nos transmite todos os dias, ajuda-nos a não vacilar perante o inimigo invisível ?
Eu já coloquei o cinto de segurança há cerca de um mês, e sim isto tende a piorar…
#equandochegaraquarentena197
aindatenhodúvidasquevaiestartudo
bem
#AgoraEQueEstaAFeverver ???
Até amanhã ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Mas certo é que estava com a mensagem preparada, na sua mente para nos transmitir, neste dia ? …ou estarei enganada ?
Gosto • Responder
Margarida Santos
A verdade nua e crua é sempre preferível a um manto que “embeleza a desgraça “! Pelo menos o “choque” da verdade é rápido e imediato!!!
Mas é isso…espírito leve e forte ao mesmo tempo!!! Não vamos ser os mesmos depois desta “crise”, mas podemos ( devemos) “renascer das cinzas” melhores ainda!! O “colectivo” deve pensar no bem comum e esquecer “o jogo individual”!!!???
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Patricia Pimentel
???
Gosto • Responder
Bruno Fernandes
Gostei Pedro.
Abraço do Algarve.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Bruno Fernandes
Gosto • Responder
Maria Mendes
objetivo, assertivo, realista… excelente!! tudo o que pudesse dizer estaria a mais.. nada ficou para ser dito. Bem Haja pela mensagem de força. ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Maria Costa
???
Gosto • Responder
1
Salete Ferreira
Belas palavras doutor.
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Elisabete Melo
Um dia destes apareceu,-me a sua foto e para ver se conhecia. Como tenho familiares no Porto fui ver quem era. Não conhecia nem era amigo de nenhum dos meus amigos e familiares, mas deu-me e bem para ler alguns textos por si escritos e gostei tanto que tive de pedir amizade para continuar a lê-los. Tenho lido todos eu estou”presa” na Alemanha onde vim passar uns tempos e com pouco para fazer ler as suas palavras faz-me, bem e ficar mais esclarecida com a realidade do meu país. Eu estou confinada há 34 dias e só lhe digo que as suas palavras fazem história. Que tal publicar um livro com estas memórias depois desta crise passar?
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
Elisabete Melo
Isto tudo para dizer que estamos prontos para o que der e vier. Mas que não fiquemos indiferentes á mudança que isto tudo vai fazer na nossa atitude. Na humanização da nossa casa mas também do nosso trabalho ou no lazer.
Gosto • Responder
Lia Santos
Pois é… Essa é a Verdade. Dolorosa. Muito Obrigada pela honestidade, sinceridade e Força. Continuação de Uma Boa Tarde!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Rita Rebotim
Brutal Brutal Brutal concordo e tenho falado muito sobre isso tudo..mas muita gente achou que sou uma pessimista e uma stressada disto tudo!! Mas não é nada disso!! As pessoas ainda não desceram à Terra!! Ainda não olharam mais além..do futuro..
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Regina Barros
se nos mantivermos juntos,unidos teremos mais força para combater qualquer desafio !! ??❤️
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Goretti Soares
Sólida crónica da Verdade do “Homem.”
Peste e fome já está.E a guerra? Ainda não ouvimos canhões! Está armada e mais que preparada. Basta esperar também. Não será o pior?
Pensemos a sério.
A espiral dos vampiros já começou há muito também….
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Goretti Soares
Gosto • Responder
Fátima Pinto
?
Gosto • Responder
1
Fátima Abreu
Não sou super herói, mas se este vírus me derrubar eu heide ser forte o suficiente para me levantar , porque ao virar da esquina há sempre alguém pior que eu?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Filomena Costa Freitas
COMO GOSTEI DE CONHECER O PEDRO E CONVIVER COM ELE NA CLÍNICA DA MENTE!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Andrea Carvalho
Apesar dos cenários reais continuo a acreditar em Milagres…. não sei exatamente o que isto quer dizer, só sei que deve ser alguma coisa importante ? Aguardemos ?
Gosto • Responder
1
Conceição Resende
Também sou da opinião que não vale a pena tapar o sol com a peneira… isto não é ser pessimista é ser realista. No entanto vamos tentar colocar o cinto antes do embate. Obrigada e bem haja ?
Gosto • Responder