Já passaram 28 dias desde que estou em quarentena… em 28 dias dá para acontecer muita coisa… tinha a ideia que havia alguma coisa importante que decorria a cada 28 dias…
Já passaram 28 dias desde que estou em quarentena… em 28 dias dá para acontecer muita coisa… tinha a ideia que havia alguma coisa importante que decorria a cada 28 dias… fui ao google… ah… claro … o ciclo menstrual da mulher… pronto… Mas isso não tem nada a ver com o que vou escrever.
Quando olhamos para o futuro pensamos… chiiii… tanto tempo… mas quando olhamos para o passado pensamos… ohhh… como passou tão rápido!
O problema é que olhamos para o futuro e pensamos que temos tempo para tudo… quando olhamos para o passado pensamos que não fizemos nada e o que fizemos foi “Engonhar”… pois… Engonhar… uma palavra do Norte que se aplica tão bem a isto!
Comecei esta quarentena a pensar desta forma: Pois bem… Temos 3 meses para estar em casa… a trabalhar é certo, mas com muito tempo ainda disponível para:
Ler 8 livros de leitura urgente que comprei há 6 meses;
Fazer 4 cursos Online que comprei durante o ano passado;
Planear a formação HBM Online que sairá para o ano;
Escrever um livro sobre a Psicoterapia HBM.
Pois… já adivinham o que vou escrever, não é?
Olho para o passado… 28 dias passados… e … Estive a Engonhar! Caramba… li ontem as primeiras 12 páginas do primeiro livro… e… acho que vou começar o curso online depois de acabar este texto.
Vou amanhã começar a planear a Formação HBM…
Nisto não há heróis… eu não sou herói nenhum na arte de fazer a tempo e horas com disciplina. Apesar de saber a teoria…
Na verdade, todos nós fazemos isto… engonhamos até à última e só fazemos sobre pressão.
Sabem porque é que publico estes textos diários só às 24h? Pois… Engonhando até à última!
A palavra técnica para este problema psicológico é procrastinação. É um bloqueio que sofremos por vários fatores. Quais são os principais?
Falta de motivação.
Quando nos propomos fazer alguma tarefa que não nos dá prazer… não sentimos vontade em fazê-la… fugimos por onde se possa e só a fazemos sob pressão, sob obrigação.
Falta de foco no objetivo.
Quando não sabemos para onde ir… qualquer caminho serve e qualquer caminho nos cansa. E como não sabemos o caminho… não vamos para lado nenhum. Isto acontece muito nos estudantes que têm que fazer teses de mestrado ou doutoramento… como não sabem onde querem chegar com a suas investigações… bloqueiam… não escrevem uma letra. Uma vez ajudei/tratei um jovem que estava a fazer o doutoramento, que ainda não tinha escrito uma linha, recebeu uma bolsa… e não saía do quarto o dia inteiro. Dentro do quarto fazia tudo menos escrever, estava nesta situação há 2 anos. Quando lhe perguntei de que se tratava o seu doutoramento, o que é que ele queria investigar… ele disse-me que não sabia. Ora se não sabe o que quer investigar… Como havia de fazer para se mexer?
Não saber o caminho.
Outras pessoas sabem para onde ir, mas não fazem a minha ideia como lá chegar. Eu quero fazer um bolo da Páscoa como o da minha avó… mas não tenho a receita…
Querer a Perfeição.
E o grande problema é: não nos mexemos porque ainda não estamos prontos! Ainda nos falta alguma coisa! Queremos fazer perfeito… só que a perfeição não existe… tudo o que possamos fazer pode ser feito de uma forma melhor… mais eficiente… mais bonito… São 14h da tarde eu penso: “caramba deveria escrever agora o texto das Quarentenas… e logo podia ir ver um filme com a família… “, mas penso também: “pois, mas neste momento não tenho nenhuma ideia clara sobre o que escrever e claro… o que escrever tem que ser interessante… e agora não me lembro de nada… vou esperar…” Às 22h penso: “Caramba… já são 22h… se não me despacho a escrever… só vou publicar depois das 24h e vai ser uma vergonha… a malta vai gozar… vão dizer que aquela crónica é do dia 29 e não do dia 28… Mas o mais grave… a minha prima Celina e a Glória vão se aborrecer por ir para a cama tão tarde… Que chatice…” … “ Tenho que escrever, vá! … mas o quê? Olha qualquer coisa… se ficar mal… deixa lá! A malta percebe que se estão a esgotar as histórias dos computadores… e o resto não tem assim tanta piada…” … “Escreve Rápido”.
E a coisa… faz-se!
Em busca da perfeição bloqueamos.
Faz-me lembrar aquele lenhador que nunca começa a cortar a árvore, porque quer a lâmina do seu machado bem afiada… e afia… afia… afia…
Moral da História… Se tivermos a consciência que estamos sempre a perder tempo que podia ser muito útil para produzirmos e fazermos tarefas que nos vão beneficiar…temos que contrariar a nossa tendência natural para procrastinar.
Quero-vos deixar 2 frases que estão sempre na minha cabeça e que ajudam a andar para a frente ultrapassando a ideia da perfeição que nos bloqueia:
• PRIMEIRO FAZ… DEPOIS MELHORA!
• FEITO É MELHOR QUE PERFEITO!
Apenas façam… depois vê-se! Acabamos sempre por fazer isso, o problema é que perdemos tempo com a armadilha mental da perfeição.
Organizem bem as tarefas a fazer… façam listas… escrevam em papel o que querem fazer.
Antes de fazermos alguma coisa, temos de ter bem claro o que queremos atingir… para que nos serve atingir tal meta… O que vamos ganhar…
Depois devemos perceber qual é o caminho que nos vai lá levar? Haverá outros mais rápidos e melhores? Quando me vai custar? Quero mesmo percorrer este caminho para chegar àquele objetivo?
E por fim:
• PRIMEIRO FAZ… DEPOIS MELHORA!
• FEITO É MELHOR QUE PERFEITO!
Não vou escrever mais porque hoje ainda tenho 1 livro para ler… 1 curso online para ver… e começar o meu novo livro sobre Psicoterapia…
Até Amanhã!
#FiquemEmCasaPorQueSeIstoNãoAcabaDamosEm
Loucos
Comentários
Rosinha Serre
Feito é melhor que perfeito… Faz todo o sentido ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Carla Noronha
?????
Gosto • Responder
1
Gloria Ferreira
??? só podia começar o meu comentário com gargalhadas. Não fico nada aborrecida pelo contrário espero sempre com muito interesse e espectativa mas, sabendo sempre que vou gostar e reter algo positivo para a minha vida. Continua ??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Brígida Morais
Li tudo
Gosto • Responder
1
Celina Pereira
Até amanhã. Não te preocupes com a Prima se ela se deita tarde. Ela não tem ninguém á espera dela. Dantes tinha uma gata e agora nem isso. Mas felizmente o tempo tem passado rápido. Vai tudo correr bem e tudo se fará.!!! Um abraço grande ❤️❤️??
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Celina Pereira
Gosto • Responder
1
Susana Casal Duarte
Pura verdade! Eu como atleta traço sempre os meus objetivos.Não procuro ser melhor que os outros nem perfeita mas sim procuro ser Feliz no que faço!?Beijinhos?
Gosto • Responder
2
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Fatima Pires
Até amanhã ?
Gosto • Responder
1
Graça Revez
Gosto ❤️ Feito é melhor que perfeito ?
Mas eu acho que pode escrever um livro Covid e a quarentena, e tem razão se isto não acaba rápido ficamos todos loucos ?
Boa noite
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Ohpa gostei…e o que acontece mesmo na realidade,adiamos tudo…com pouco ou muito tempo…gostei muito..
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Ana Paula Aniceto
Gosto • Responder
Susana Alves
Gostei das frases? devemos sempre fazer o nosso melhor e nunca desistir, beijinhos e até ananhã
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Fatima Tavares
Hoje o que escreveu li ao meu filho! Ele hoje precisava de ouvir isto mas eu não lho diria tão bem! Muito obrigada! Mais uma vez …excelente texto!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Maria Sá Patacho
Olá! Eu sou procrastinadora em alguns assuntos! Sei bem o que é isso.? Continuação de boas crónicas! Abraço!
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Regina Barros
Ahah muito bom Dr. A mim assentou me que nem uma luva, a mania da perfeição, estou a ficar mal habituada com as suas lindas quarentenas, depois tem de invenrar algo para nós quando isto tudo passar, vão ficar as sequelas, faz me bem, obrigada, boa noite, fique bem ?❤️??
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Chorei de tanto rir no começo do texto ???
“- Primeiro Faz… Depois Melhora!
– Feito é Melhor que Perfeito!”
Ora aí está uma grande virtude, não nos podemos deixar engonhar… é como fazer um puzzle, normalmente começo pela moldura e depois vou colocando as peças umas aqui, outras acolá, até finalizar… sem obrigatoriedade na ordem das peças, desde que chegue ao final e estejam todas no sitio certo, ótimo ?
Importante é começar e levar a bom porto o trabalho iniciado!
E sim, a ideia de fazer uma lista das tarefas, é algo que já faço à muitos anos, e sem dúvida que ajuda muito… (excepto quando estive bloqueada, não dava uma para a caixa ?)… veja só como olho para essa fase Dr. Pedro Brás!!!
Enquanto houver quarenta, queremos textos enriquecedores, para dar motivação ao nosso dia a dia, nesta fase que ninguém sabe o que nos aguarda ?
#enaoqueremosdaremloucos
#queistoacabedepressaparaumaconsultapresensial ?
Bem haja ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Katy Mateus
Gosto • Responder
1
Dulce Sequeira Sequeira
Enquanto li parecia estar a sentir ânimo.. Infelizmente foi ilusão.. Culpa minha, não do texto, que tem tudo para ser aplaudido…
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Dulce Sequeira Sequeira
Gosto • Responder
1
Margarida Santos
Ufa…haja alguém que me entenda!!!?nestes 30 dias em casa, ando com essa mesma sensação do “engonhar”. Adormeço cheia de idéias e “vontades” para o dia seguinte e depois….depois nem metade faço!
Dr. Pedro Brás, esclareça-me só se aquele “Prefeito” que escreveu foi de forma “intencional” ou o sono traiu-o?????desculpe a ousadia da questão…de todos os textos, adorei este! Vá-se lá saber porquê…??bjs
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
2
Margarida Santos
Já tive oportunidade de reparar na alteração do lapso?
Gosto • Responder
1
Jorge Jesus Fonseca
Primeiro faz depois melhora feito é melhor que perfeito. Ora aqui está uma grande verdade tantas vezes me deparei ao longo da vida com o significado destas palavras. Grande abraço cumprimentos á família abraço ao sr . Mário Luis
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Mia DAguiar
Issoooo! Já tenho Micro e já chegou o adaptador (que dp faltava tive de encomendar) mas dp… deixei me de “merdas” (desculpa teve de ser) e gravei hj 3 vídeos e agora vou gravar as meditações. Pq antes do Podcast tinha orientado um Grupo de Telegram pra ensinar a meditar. Ou seja: não tarda chateio te pra gravarmos! Que se lixem os panfletos!
P.s: vídeos ficaram bem à 1a … eu digo NÃO à perda de tempo e aos panfletos* ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Cidalia Moreira
Um abraço era mas um bom abraço fazia nos sentir melhor e estar melhor
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Ana Maria Carmo
Tecnicamento não percebo nada de psicologia, nem do comportamento humano mas a verdade é que me tenho fartado de engonhar a vida toda porque não faço o que gosto, Por isso tal como diz o Dr. só faço sob pressão.” O que tem que ser tem muita força.”
Gosto • Responder
São Bailote
Hoje teria muito para escrever… Grata pela força ??
Gosto • Responder
Inês Aguiar
Top!! Já começou o livro ? Eheh
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Patricia Pimentel
Adoro os seus textos e adorei as frases vou colalas no meu moral
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
Camila Antunes
Engraçado nunca me dei tanto conta, de como o tempo passou, como nesta quarentena, a falar ao telefone com os familiares, e quando começamos a falar do passado, é que me dei conta que já passou tantos anos, e me pergunto o que fiz de bom, se eu morre-se hoje, o que teria deixando de bom, para ser lembrado, e falado, e é neste momento que me dou conta, para infelicidade, minha que nada. sempre deixei tudo para depois, como se o tempo fosse infinito, mas não o é e só, agora é que me dei conta disso, por isso vamos viver o agora e nunca pensar, vou deixar para o amanhã, errado o amanhã pode não existir, então vamos viver e fazer hoje, para que quando o amanhã chegar, não digamos deixei tanto por fazer e viver. Como diz o Dr. Pedro Brás Primeiro faz depois melhora. Porque o tempo não espera por nós, pensamos que somos sempre jovens mas quando te dás conta já estas, quase nos trinta, meu Deus a uns anos atrás quem tinha 30 anos para mim já era uma pessoa velhota, lol e agora que falta pouco para lá chegar, me acho tão jovem, a culpa é do tempo, anda muito rapido, vamos a ter calma, Senhor tempo, que eu ainda tenho muito por viver, e fazer e ainda não fiz nada de bom, para um dia mais tarde ser lembrado. ?
Gosto • Responder
1
Pedro Brás
Gosto • Responder
1
Maria Gonçalves
Texto lindo
Gosto • Responder
1
Arlete Sampaio
Parece que estava a falar de mim. Também sou do Norte, mas “procrastinar” é mais chique. Vou ter de repetir muitas vezes para mim:
– Primeiro faz, depois melhora!
– Feito é melhor que perfeito!
Também costumava dizer “Perfeito é inimigo do bom”
Gostava muito de deixar de engonhar. De certeza que seria mais feliz.
Beijinhos
Gosto • Responder